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Marketing Online: aprenda a ir além do digital para fidelizar seu cliente

SEX. 22 JAN

Estar presente digitalmente nunca foi tão importante e, ao mesmo tempo, tão valorizado por pessoas e empresas. Mas será que apenas ter um perfil na internet é suficiente? Há alguns anos, em um passado não muito distante, ter um site com formulário de contato era sinal de presença digital. Contudo, a principal característica desse tipo de contato sempre foi a lentidão, desde a demora para leitura até o retorno das dúvidas. Ao introduzir as ferramentas de chat online, a experiência de atendimento passou a ser em tempo real, destacando essas em relação aos concorrentes que não adotaram a prática.

Apesar de soar como conceitos semelhantes, o marketing digital e o marketing online têm características diferentes e peculiares. É isso que explica Cezar Lima, sócio fundador da agência de marketing Stardust Digital. “De forma objetiva, podemos dizer que toda ação de marketing online é digital, mas nem toda ação de marketing digital é online”, aponta. Segundo ele, uma marca bem-sucedida é aquela que cria uma aproximação com o consumidor, e isso só é possível com estratégias online.

“O Marketing Online consiste, objetivamente, em estar disponível em tempo real, pelos mais diversos canais em que as pessoas ou empresas se dispõe a atuar. Em outras palavras, se eu faço uma ação nos stories do Instagram para que pessoas respondam por DM, o que vai determinar se isso é uma ação de marketing digital ou online é a minha disponibilidade em ler, responder e dar atendimento em tempo real ao usuário que vier a interagir”, detalha.

Para o especialista, aproximar o consumidor não é necessariamente fidelizá-lo. “No mundo atual, temos diversas redes sociais onde usuários entram em contato, todos os dias, com profissionais e empresas e, em geral, são ignorados. Apesar do marketing digital estar sendo realizado de forma efetiva, atraindo e aproximando o público, o marketing online não está sendo colocado em prática, prejudicando em larga escala a experiência do usuário e, por consequência, sua intenção de compra e indicação”, complementa Cezar Lima.

Confira 3 dicas importantes para dar início a uma estratégia de Marketing Online no seu negócio:

Relacionamento digital

A interação online facilita a fidelização do cliente. Os consumidores modernos tendem a preferir empresas que não o tratem como apenas números, mas sim de forma rápida e personalizada.

Múltiplas plataformas

Existem outras formas de se fazer presente além das redes sociais. Se você já tem uma lista de e-mails de clientes e pessoas interessadas no que você tem a oferecer, aposte em estratégias de e-mail marketing para proporcionar um contato frequente com seu consumidor.

Agilidade e assertividade

Promover conteúdos de valor e qualidade para o público ajuda a criar uma visão de autoridade no assunto, construindo uma relação de confiança entre o cliente e sua marca. Seja assertivo na sua comunicação e ágil nas respostas.

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