Crédito: Imagem Free

Market Guide da Softex identifica oportunidades de negócios para empresas brasileiras na África do Sul

QUI. 18 FEV

O mercado sul-africano está demandando por tecnologias que o Brasil pode atender e o fato de o país já ser um parceiro comercial e signatário de tratados em comum torna a África do Sul um alvo extremamente interessante para a Tecnologi da Informação (TI) brasileira.

Esta é uma das análises presentes no Market Guide África do Sul, elaborado pela Softex, dando sequência à estratégia da entidade de identificar oportunidades para as empresas brasileiras no exterior através do seu Projeto Setorial Brasil IT+.

“Detectamos um surpreendente otimismo quanto ao crescimento do setor de TI na África do Sul”, comenta Diônes Lima, vice-presidente executivo da Softex, citando projeções do Gartner que indicam que o país pode chegar a ser o quarto grande mercado de TI do mundo.

Soluções de empresas brasileiras de automação bancária, sistemas voltados para e-gov (soluções eletrônicas para o Governo), além de sistemas como eleitoral e de imposto de renda são de interesse da África do Sul, que considera o Brasil como um país de excelência no setor de TICs. Por não ser um mercado tão tradicional, mas que vem investindo e fomentando investimentos em tecnologia, a África do Sul apresenta oportunidades extremamente interessantes.

Estudo realizado pelo Gartner com CEOs sul-africanos identificou entre as principais tecnologias o prioritárias para o país: infraestrutura e data centers, business intelligence e análises, nuvem, soluções de mobilidade, ERP, comunicação de rede, voz e dados; desenvolvimento de aplicações, digitalização e marketing digital; gestão de processos de negócios (BPM), aplicações corporativas, aplicações específicas da indústria e arquitetura.

Desenvolvido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Projeto Setorial Brasil IT+ é o maior e o mais abrangente plano de internacionalização competitiva de empresas desenvolvedoras de software e prestadoras de serviços de TI já realizado no país. Em 2019, ele contou com a participação de 191 empresas, que foram responsáveis pela geração de uma receita de US$ 681 milhões em exportação de software e serviços, o equivalente a 32% do total exportado pelo setor.

“Estrategicamente localizada, a África do Sul é uma porta natural de entrada para o continente africano, possuindo uma comunidade empresarial dinâmica, altamente orientada para o mercado e que impulsiona o crescimento do país, o que significa um enorme potencial de oportunidades para as empresas de TI nacionais”, conclui o vice-presidente da Softex.

  Revista Negócios
 Veja Também