Franquia MTCred
Crédito: Divulgação

Marcas se destacam no Perfil das 50 Maiores Redes de Franquias do Brasil

SEX. 24 JAN

Segundo o “Perfil das 50 Maiores Redes de Franquias no Brasil” por número de unidades em operação, divulgado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), pelo quarto ano consecutivo, o volume de unidades das Top 50 aumentou 9% no último ano, dois pontos percentuais a mais do que em 2018, quando foi de 7%.

O estudo também revela o aumento no número médio de unidades por marca, que passou de 861 em 2018 para 897 no ano passado. Dentre as maiores de 2019, o número de redes com mais de mil unidades se manteve em 17, como em 2018. Das marcas participantes, 45 são de origem brasileira. A edição 2020 do estudo revela ainda avanços e mais maturidade das redes.

Entre a lista das 50 maiores redes de franquias no Brasil, destaca-se a rede Seguralta, em 12º lugar, na categoria Serviços e outros negócios, com 1.325 unidades. Com mais de 50 anos de mercado, a marca é a maior rede de franquias seguradoras do país. A Seguralta também se destacou entre as cinco maiores redes por unidades em operação no segmento de Serviços & Outros Negócios, ficando em primeiro lugar.

A ABF também fez uma análise regionalizada das maiores redes por unidade pelo segundo ano consecutivo. Foram feitos dois tipos de recortes: pela região sede da rede (considerando o seu total de unidades no Brasil) e pelo número de unidades em operação em determinada região.

Na região Norte, por exemplo, a Seguralta aparece em 9º lugar com 67 unidades na região. No ano anterior eram 51 unidades e estava posicionada em 14º lugar. No Centro-Oeste, a marca fica em 5º lugar com 157 unidades, diferentemente de 2018, quando tinha 101 unidades e estava em 11º lugar. No Sudeste, a Seguralta aparece com sede em 10º lugar com 1.325 unidades, contra 1146 em 2018, quando ocupava também o 10º lugar.

O Perfil das 50 Maiores Redes de Franquias no Brasil divulgado pela ABF relata ainda, que o percentual de redes que detêm o Selo de Excelência em Franchising (SEF) caiu ligeiramente, passando de 78% para 75% nos dois últimos anos. Isso porque houve um aumento no ingresso de novas marcas entre as 50 maiores. Conquistado pelas redes inscritas que alcançam maior pontuação em pesquisa realizada pela ABF com os respectivos franqueados, o SEF (Selo de Excelência em Franchising), reafirma a importância de se obter a principal chancela do mercado de franquias brasileiro.

Serviço de Diarista - Uma das redes que conquistou o selo em 2019, foi a Mary Help, pioneira para intermediação no serviço de diaristas. A rede recebeu pela primeira vez o Selo de Excelência em Franchising na categoria Sênior.

Outro importante dado levantado pelo Perfil das 50 Maiores Redes de Franquias no Brasil, é com relação à participação dos segmentos. Embora tenha apresentado uma ligeira queda (5%), o segmento de Alimentação continua a concentrar a maior parte das unidades, seguido de Saúde, Beleza e Bem-Estar e Serviços Educacionais. O setor de alimentação inclusive, contribuiu bastante para a geração de empregos, sendo responsável por receber e treinar jovens em seu primeiro trabalho.

O N1 Chicken é uma das redes de alimentação que viu seu número de unidades aumentar de 27 para 103 em 2019. A rede de franquias especilizada em delivery de frango frito. Seus sócios acreditam que o crescimento da marca tem relação com o modelo de negócio ser enxuto e muito atratativo pelo rápido retorno financeiro.

Sobre a MTCred - Fundada em 2008 em Cuiabá/MT, a MTCred está presente em 23 estados brasileiros com as suas 65 unidades. Prestando o serviço de crédito consignado, um crédito mais consciente, de forma segura, ágil e transparente para os clientes.

Sobre a Seguralta - Presente no mercado desde 1968, a Seguralta possui diversas franquias em todo o país. Ela possui três modelos de negócio – home office, stardard e basic - que estão presentes em mais de 1.300 unidades. A Seguralta é a maior rede de franquias do ramo de seguros do país e a 9º maior franquia brasileira conforme o ranking da associação brasileira de Franchising – ABF.

Sobre o N1Chicken - O N1 Chicken é uma marca brasileira, trabalha exclusivamente com delivery e se apoia em três pilares para conquistar um número cada vez maior de clientes: criatividade, colaboração e simplicidade. O carro chefe da marca é a produção de frango frito, preparado a partir de alimentos e condimentos de alta qualidade: temperos exclusivos, 100% naturais e de origem brasileira.

Sobre a Mary Help - Franquia pioneira para intermediação no serviço de diaristas que podem ser contratadas com facilidade a partir do site, telefone ou mesmo pelo aplicativo exclusivo da marca, a Mary Help possui mais de 80 unidades em todo o país. A rede oferece serviços de diaristas em diversas funções como faxineiras, passadeiras, cozinheiras, copeiras e até garçons e churrasqueiros. Um dos diferenciais da marca é que todos os profissionais são selecionados por suas habilidades e preferências de funções confirmadas através de seu histórico profissional que também é checado. Além disso, os profissionais Mary Help passam por treinamento intensivo. Desta maneira, é possível garantir a segurança e a excelência dos serviços prestados. Após a conclusão da diária, também é feito um trabalho de pós-venda com os clientes.

  Revista Negócios
 Veja Também