MAIS RN cria plataforma digital para auxiliar municípios

QUA. 07 AGO

Bússola do desenvolvimento potiguar, o MAIS RN entrou numa nova fase nesta quarta-feira (7), durante o Fórum 'O MAIS RN e o Desenvolvimento Municipal', realizado no auditório da Casa da Indústria, sede da Federação das Insdústrias do Rio Grande do Norte. O evento reuniu prefeitos, secretários, assessores de Prefeituras, além de vereadores dos municípios.

Depois de ser enviado ao Governo do Estado, o projeto MAIS RN, agora, tem como missão promover o potencial e os diferenciais dos municípios do Rio Grande do Norte. A ideia é usar o documento como mecanismo para captar investimentos e gerar desenvolvimento socioeconômico nas cidades.

O Fórum teve três objetivos. Primeiro, aproximar o MAIS RN dos municípios, por meio de gestores, assessores e técnicos que atuam no desenvolvimento econômico em âmbito municipal. Depois, apresentar a plataforma digital de divulgação das potencialidades municipais em articulação com o MAIS RN. E, por fim, estimular o diálogo entre os municípios para o desenvolvimento econômico dos polos regionais.

"A gente vinha trabalhando a questão do Governo do Estado e, agora, vamos aproveitar os governos municipais. A ideia é que eles possam dizer quais são os seus gargalos, quais são as suas dificuldades, identificar as suas limitações para que junto com as nossas assessorias e técnicos possam encontrar as soluções", destaca Amaro Sales de Araújo, presidente da FIERN.

Na abertura do Fórum, Amaro defendeu o pacto do MAIS RN com os municípios. Ele enfatizou a importância de, nesta nova fase, uma plataforma digital traçar o rumo para os municípios, dentro de um plano de desenvolvimento de polos regionais. “O MAIS RN é um plano, uma ferramenta de planejamento para o Estado e para os municípios potiguares”, afirma o dirigente.

O evento contou ainda com a participação dos presidentes da Federação dos Municípios do RN (Femurn), José Cassemiro, da Federação das Câmaras Municipais (Fecam), Paulinho Freire, além do secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Jaime Calado. A parceria com essas instituições, segundo o presidente da FIERN, é essencial para a execução do plano de desenvolvimento estratégico MAIS RN.

Projeto MAIS RN
Na primeira versão, lançada em 2014, o MAIS RN trazia 147 ações, sendo 37 prioritárias nas áreas de ambiente de negócios competitivo, infraestrutura e logística, serviços públicos e eficientes e capital humano. 

A atualização em 2018, a partir da agenda potiguar 2019-2022, estabeleceu 40 ações prioritárias com ênfase no equilíbrio fiscal, educação, saúde e segurança. “Não propomos nenhuma ação no MAIS RN, que não pudesse ser realizada. E, se cumpridas, há cinco anos, a situação hoje em dia seria bem diferente”, diz Amaro Sales.

O pacto proposto, ainda em 2014, trazia metas, indicadores e resultados que, se seguidos, tem o potencial de transformar a realidade do estado. “O pacto é uma ideia que não podemos abandonar. Com a energia dos municípios, a ajuda da Femurn e Fecam, levaremos adiante o pacto pelo RN. Sem cooperação não haverá superação”, ressalta.

A crise financeira e fiscal do estado, na avaliação do presidente da FIERN, é também resultado do adiamento de decisões necessárias, que foram sugeridas aos governantes no programa, mas não foram tomadas. “O Rio Grande do Norte precisa da união de todos em torno de uma agenda comum e de novas parcerias que fomentem oportunidade”, afirma. “O papel do MAIS RN, aliado aos municípios, além de nortear todos esses passos, é provocar indignação. Não devemos nos acomodar em ser um estado rico de projetos pequenos. Precisa dos projetos necessários, a unidade de esforços e direcionamento apropriado”, frisa Amaro Sales.

Também participaram do Fórum, o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Torquato; os diretores primeiro tesoureiro da FIERN, Roberto Serquiz; primeiro secretário, Heyder Dantas; diretor Alberto Serejo; o presidente do Sindleite, Dalton Cunha; o superintendente do Sebrae, Zeca melo; o presidente da Associação Comercial, Itamar Manso, e o representante do IFRN, professor Belchior de Oliveira.

FEMURN apoia MAIS RN
Presidente da Federação dos Municípios do RN (FEMURN), José Leonardo Cassimiro de Araújo classificou a aproximação do programa MAIS RN junto às Prefeituras como “um marco para a retoma do desenvolvimento do Estado”. Naldinho, como é mais conhecido, disse que a iniciativa da FIERN para integrar os municípios ao MAIS RN está coerente com o momento no qual as prefeituras buscam uma integração com empresas, os demais entes da federação e instituições públicas.

“As prefeituras necessitam que estejam integradas para, assim, suas portas estarem abertas e, nisto, o MAIS RN pode colaborar”, afirma Naldinho, que também é prefeito de São Paulo do Potengi. Ele entende que a iniciativa é particularmente oportuna na atual conjuntura. “O mundo e o país estão mudando. Por isso, o governo e as prefeituras não podem ficar à margem desta tendência”, avalia.

Paulo Freire, presidente da Federação das Câmaras Municipais, também destacou a oportunidade que as prefeituras terão a partir da aproximação do MAIS RN. “Essa ferramenta integrada ao portal da FIERN será um diferencial dos municípios do Rio Grande do Norte”, destaca Paulinho, que também preside a Câmara Municipal de Natal.

 

*Com informações da agência de notícias da FIERN  

 

  Revista Negócios
 Veja Também