Mais de 620 mil pessoas são beneficiadas nos 41 municípios cruzados pelas novas linhas de alta tensão no Oeste e Alto Oeste potiguares
A Neoenergia Cosern construiu 107 novos quilômetros de linhas de Alta Tensão (69.000 volts) entre janeiro e outubro de 2024. Os novos trechos beneficiam, diretamente, 621.475 mil consumidores distribuídos em 41 municípios potiguares (confira lista abaixo). Essa obra integra o Plano de Investimentos da distribuidora, que prevê o uso R$ 2,1 bilhões no sistema elétrico potiguar até 2027. No total, a Neoenergia Cosern distribui energia elétrica para todo o estado por meio de 58 mil quilômetros de redes de Alta, Média e Baixa Tensão – o suficiente para dar uma volta e meia na Terra, por exemplo.
“As linhas de Alta Tensão são responsáveis por transportar energia entre nossas 78 subestações elétricas, receber a energia gerada pelos parques eólicos e abastecer, de forma direta, grandes unidades consumidoras tais como shoppings centers e indústrias. Todas essas novas Linhas de Alta Tensão são conectadas a modernos sistemas de automação e proteção e são supervisionadas de forma remota pelo nosso Centro de Operações Integradas. Com a entrada em operação dos novos quilômetros de novas linhas de Alta Tensão, 41 municípios passaram a contar com uma segunda alternativa de fornecimento de energia, em caso de emergência”, explica Davyd Anderson Santos Andrade, supervisor da área de Expansão da Distribuição da Neoenergia Cosern.
O trecho mais recente de linhas de Alta Tensão, colocado em operação na semana passada, é formado por 43 quilômetros entre os municípios de Pau dos Ferros e de São Miguel, no Alto Oeste, beneficiando consumidores em Água Nova, Coronel João Pessoa, Dr. Severiano, Encanto, Francisco Dantas, Pau dos Ferros, Rafael Fernandes, São Francisco do Oeste, São Miguel e Venha Ver.
Em junho, a distribuidora entregou 30 novos quilômetros de Alta Tensão entre Caraúbas e Governador Dix-Sept Rosado, no Oeste. Com a obra, consumidores passaram a contar com mais oferta de energia em Almino Afonso, Antônio Martins, Apodi, Campo Grande, Caraúbas, Felipe Guerra, Frutuoso Gomes, Itaú, Janduís, João Dias, Lucrécia, Martins, Messias Targino, Olho D´Água do Borges, Patu, Paraú, Portalegre, Rafael Godeiro, Riacho da Cruz, Rodolfo Fernandes, Serrinha dos Pintos, Severiano Melo, Taboleiro Grande, Umarizal, Upanema e Viçosa.
Em agosto, a Subestação Elétrica Maísa, localizada na zona Rural de Mossoró, e Gangorra, em Tibau, foram conectadas com 34 novos quilômetros de linhas de Alta Tensão, beneficiando 177 mil consumidores em comunidades rurais de Mossoró e de Baraúna, além dos municípios de Tibau e de Grossos.
A Neoenergia Cosern reforça a orientação de segurança para que a população sempre mantenha distância da rede elétrica e de subestações.
Município e população beneficiada