Mais de 100 novos quilômetros de linhas de alta tensão reforçam sistema elétrico do RN

 

Mais de 620 mil pessoas são beneficiadas nos 41 municípios cruzados pelas novas linhas de alta tensão no Oeste e Alto Oeste potiguares

A Neoenergia Cosern construiu 107 novos quilômetros de linhas de Alta Tensão (69.000 volts) entre janeiro e outubro de 2024. Os novos trechos beneficiam, diretamente, 621.475 mil consumidores distribuídos em 41 municípios potiguares (confira lista abaixo). Essa obra integra o Plano de Investimentos da distribuidora, que prevê o uso R$ 2,1 bilhões no sistema elétrico potiguar até 2027. No total, a Neoenergia Cosern distribui energia elétrica para todo o estado por meio de 58 mil quilômetros de redes de Alta, Média e Baixa Tensão – o suficiente para dar uma volta e meia na Terra, por exemplo.

“As linhas de Alta Tensão são responsáveis por transportar energia entre nossas 78 subestações elétricas, receber a energia gerada pelos parques eólicos e abastecer, de forma direta, grandes unidades consumidoras tais como shoppings centers e indústrias. Todas essas novas Linhas de Alta Tensão são conectadas a modernos sistemas de automação e proteção e são supervisionadas de forma remota pelo nosso Centro de Operações Integradas. Com a entrada em operação dos novos quilômetros de novas linhas de Alta Tensão, 41 municípios passaram a contar com uma segunda alternativa de fornecimento de energia, em caso de emergência”, explica Davyd Anderson Santos Andrade, supervisor da área de Expansão da Distribuição da Neoenergia Cosern.

O trecho mais recente de linhas de Alta Tensão, colocado em operação na semana passada, é formado por 43 quilômetros entre os municípios de Pau dos Ferros e de São Miguel, no Alto Oeste, beneficiando consumidores em Água Nova, Coronel João Pessoa, Dr. Severiano, Encanto, Francisco Dantas, Pau dos Ferros, Rafael Fernandes, São Francisco do Oeste, São Miguel e Venha Ver.

Em junho, a distribuidora entregou 30 novos quilômetros de Alta Tensão entre Caraúbas e Governador Dix-Sept Rosado, no Oeste. Com a obra, consumidores passaram a contar com mais oferta de energia em Almino Afonso, Antônio Martins, Apodi, Campo Grande, Caraúbas, Felipe Guerra, Frutuoso Gomes, Itaú, Janduís, João Dias, Lucrécia, Martins, Messias Targino, Olho D´Água do Borges, Patu, Paraú, Portalegre, Rafael Godeiro, Riacho da Cruz, Rodolfo Fernandes, Serrinha dos Pintos, Severiano Melo, Taboleiro Grande, Umarizal, Upanema e Viçosa.

Em agosto, a Subestação Elétrica Maísa, localizada na zona Rural de Mossoró, e Gangorra, em Tibau, foram conectadas com 34 novos quilômetros de linhas de Alta Tensão, beneficiando 177 mil consumidores em comunidades rurais de Mossoró e de Baraúna, além dos municípios de Tibau e de Grossos.

A Neoenergia Cosern reforça a orientação de segurança para que a população sempre mantenha distância da rede elétrica e de subestações.

Município e população beneficiada

  Revista Negócios
 Veja Também