Crédito: Moraes Neto | Agência Sebrae

Maioria das empresas do Simples no RN está no segmento de serviços

QUI. 27 JAN

Da manicure ou barbeiro no salão de beleza ao estacionamento do lava jato, passando pelo fornecimento de alimentação, as atividades ligadas à prestação de serviços são as que mais agregam pequenos negócios no Rio Grande do Norte. Do total de empresas optantes pelo Simples Nacional – o sistema simplificado de arrecadação de tributos – no estado, quase 45% estão neste segmento, que, junto com o comércio, agrega 84,2% de todas as empresas de micro e pequeno do RN. Isso equivale a um universo de 162.166 negócios que estão enquadrados no regime simplificado e integram esses dois setores. O setor industrial reúne 9,5% das empresas do Simples no estado, enquanto a construção civil 5,9% e o agronegócio 0,4%.

As informações são da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae no Rio Grande do Norte, que divulga mensalmente boletins tratando dos principais indicadores que influenciam os pequenos negócios potiguares. Neste sobre a atividade empresarial, são classificados os quantitativos de empresas por porte, regime de arrecadação, setores e índice de abertura de novos negócios com base em informações da Receita Federal. O informativo foi divulgado nesta terça-feira (24) e estará disponível para consulta e download no Portal do Sebrae (www.rn.sebrae.com.br)

De acordo com o boletim, o Rio Grande do Norte hoje possui 249.232 empresas em operação ou devidamente registradas, das quais 88,7% são de micro e pequeno portes. Ou seja, quase 221 mil negócios classificados como pequenos. Desses, grande parte está registrada na categoria de Microempreededor Individual (MEI). São 137.652 negócios enquadrados nessa figura jurídica, o equivalente a 55,2% das empresas instaladas em solo potiguar. Já as microempresas e empresas de pequeno porte somam 83,3 mil empresas, enquanto as de médio e grande portes, juntas, chegam a apenas 12,8 mil empresas.

Prevalência dos pequenos

Com essa predominância de pequenos negócios, o Rio Grande do Norte está entre os seis estados nordestinos com o maior número de MPEs. Os estados da Bahia, Ceará, Pernambuco, Paraíba e Maranhão detêm quantidades maiores de pequenos negócios na ragião em termos absolutos.

Em relação ao sistema tributário, o boletim do Sebrae-RN revela que as 77,3% das empresas existentes no RN estão registradas no Simples Nacional, o que comprova a importância desse regime e os impactos das políticas publicas para as empresas desse segmento no RN. O sistema simplificado de arrecadação de impostos chega a abranger 87,2% de todas as pequenas empresas do estado.

Lembrando que o prazo para pedidos de adesão ao Simples Nacional encerra no dia 31 deste mês, tanto para novas solicitações ou empresas que querem se reenquadrar no regime. Já aquelas que foram desenquadradas por débidos fiscais ganharam um prazo adicional para negociarem as dívidas e solicitarem a reintegração. A negociação pode ser feita até dia 31 de março, porém o pedido de adesão precisa ser feito ainda este mês, senão a empresa só poderá usufruir dos benefícios do Simples em janeiro de 2023.

Agência Sebrae

  Revista Negócios
 Veja Também