Crédito: Imagem Free

Líderes empresariais tentam encontrar uma saída para a crise na economia

TER. 24 MAR

Intermediada pela XP Investimento, foi realizada uma 'Live' no Instagram, no domingo (22). Tema: o que fazer para driblar a crise econômica, que volta a assombrar o Brasil, que se recuperava lentamente de quatro anos de recessão e, agora, estásameaçado de passar por nova (e até mais grave) recessão por causa de uma Pandemia na saúde mundial provocada pelo coronavírus.

A conferência virtual contou com Pedro Guimarães - CEO da Caixa Econômica, Rubens Menin (MRV/ Banco Inter), André Street (Stone), Benjamin Steinbruch (CSN), Guilherme Benchimol (XP), Wilson Ferreira Jr (Eletrobras). A Caixa vai fazer anúncios ao longo da semana junto com o presidente da república.

Jornalista, presidente do LIDE RN e CEO do Fórum Negócios, Jean Valério revela um pouco do que rolou na 'LIve'. Confira:

DINHEIRO LIBERADO

R$ 40 bilhões para capital de giro

Caixa vai reduzir juros de cheque especial e cartão

2 meses de postergação automática de todas as linhas de crédito

FGTS: Caixa está pronta para executar desembolsos pelo celular.

Seguem alguns trechos das falas dos líderes na 'Live':

Steinbruch (CSN) - Defende prolongamento de 90 dias de adiamento dos vencimentos financeiros. CSN está concedendo mais prazo de pagamento para todos os clientes.

Wilson Ferreira Jr. (Eletrobrás)- Fez a comparação com a crise do setor elétrico de 2001. Importante planejar a retomada da economia.

André Street (Stone) - Abriram linha de crédito de 100 milhões reais para clientes, doação de taxas de 30 milhões em taxas da Stone (MDR, etc). Também está fazendo campanhas com incentivo para compra de negócios locais.

Guilherme Benchimol (XP) - O brasileiro não tem poupança e teremos muitas demissões na próxima semana. Governo precisa multiplicar por 3 o plano que imaginar. Dinheiro precisa chegar na ponta

Marcos Ross (XP) - Existe espaço fiscal no Governo para expansão dos gastos. A solução só pela política monetária não é viável. Escolha de Sofia: ou matamos a Economia ou priorizamos a saúde. Temos que pensar na política pública para salvar a economia.  Governo precisa despejar dinheiro a fundo perdido na economia. Sem burocracias.

Rubens Menin (MRV) - manter a indústria Construção Civil é essencial, 10% dos empregos do Brasil e 11% do PIB.

PLANO MARCHALL

A necessidade de um plano Marshall tropicalizado para suavizar os impactados sociais da crise. Aparentemente todos se mostraram preocupados mas acreditam que o Brasil sairá mais forte e mais unido dessa crise.

  Revista Negócios
 Veja Também