Crédito: Divulgação

LIDE RN estimula crescimento econômico com união de Estado e setor produtivo no combate à burocracia

QUA. 14 JUL

Duas pesquisas realizadas pela Federação das Indústrias de São Paulo - Fiesp, em 2017, confirmava o que a maioria da população (84%) já sabia: o Brasil é um país burocrático. Para 75% das pessoas e 90% das empresas, o excesso de burocracia é um estímulo à corrupção. Quase 100% das empresas (94%) consideraram a burocracia um empecilho para o desenvolvimento econômico e 91% afirmaram que afeta a competitividade das empresas. Resumindo: a burocracia corrói a economia do país.

"A burocracia há muito é percebida como um dos principais fatores para diminuição da competitividade empresarial. É também obstáculo para a excelência na prestação dos serviços públicos, com grande impacto na equação de oferta dos serviços privados. Somados a estes fatores, reconhecemos o efeito crônico da burocracia no Brasil sobre a cidadania, a qualidade de vida das pessoas e também como estímulo à corrupção", sentencia Jean Valério, presidente do Grupo de Líderes Empresariais do Rio Grande do Norte - LIDE RN e CEO do Fórum Negócios.

Diante deste cenário, o LIDE RN criou um Comitê de Desburocratização. Formado por voluntários, empresários representantes de diversos segmentos (multissetoriais) do estado, os membros deste comitê se reuniram nesta terça-feira (13), na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, no Centro Administrativo, para tratar o tema desburocratização - "Apresentação das Câmaras Setoriais: entendendo e ativando os mecanismos para destravar os principais setores econômicos do Estado".

Atores da economia integrados pelo desenvolvimento

O encontro contou com a participação do secretário Jaime Calado e autoridades da economia potiguar com capacidade e experiência significativa para colaborar com o destravamento de pautas importantes (individuais e coletivas), que vão contribuir de forma expressiva para o desenvolvimento econômico do Estado.

"Gostaria de parabenizar o evento, liderado por Jean Valério, que vem fazendo um grande esforço, através do LIDE RN, para que o estado cresça. Fico feliz em participar e poder dar minha contribuição para que possamos melhorar a relação entre o Governo e as instituições que fazem com que o trabalho seja pujante. Acredito que vamos ter uma retomada rápida, depois da pandemia, com a união do poder público e esse grupo de empresários. Parabéns, também ao secretário Jaime Calado, que nos deu abertura para que esse trabalho tenha prosseguimento", disse Marcelo Alecrim, presidente da ALE Combustíveis.

Para o secretário Jaime Calado, um encontro como este ajuda muito na aproximação do Governo com as empresas. "Tentamos aproximar não só Governo e empresas, mas a academia, com as faculdades, o crédito, com o Banco do Brasil, a Caixa Econômica, a AGN e o Sebrae. É de mãos dadas, com diálogo permanente, que a gente vai melhorando a nossa legislação e sobretudo o ambiente de negócios do Estado. Agradeço ao LIDE RN, a Jean, e dizer que nós, como representante do Estado, estamos sempre à disposição".

LIDE RN: Agenda positiva para desburocratizar o estado

A agenda de atividades do Comitê de Desburocratização do LIDE RN será definida após o mapeamento das prioridades, segundo definição dos próprios associados. Eles serão 'ouvidos' através de um questionário que será distribuído ainda esta semana. Também é objetivo do comitê, segundo Jean Valério, informar, conscientizar e engajar empresários e executivos filiados ao LIDE RN.

"A retomada da agenda do segundo semestre do LIDE RN não poderia ter sido melhor. Foi uma reunião emblemática, onde nós conhecemos melhor o funcionamento das Câmaras Temáticas Setoriais. E de imediato já solicitamos ao Governo, a inclusão de mais três câmaras: turismo e eventos, saúde e o fórum de líderes de empreendedores jovens", revela Jean, que acredita no engajamento do setor produtivo. "Apresentamos, na reunião, as iniciativas concretas para a retomada da economia e também o calendário do segundo semestre do LIDE RN, que está repleto de eventos com objetivo de ampliar o network e a realização de negócios no estado", informa Jean.

Ainda durante a reunião, Jean Valério e Marcelo Alecrim fizeram um apelo ao secretário Jaime Calado para priorizar a imunização dos profissionais do turismo e de serviços. A ideia é transformar o RN no destino do turista nacional. A proposta para os serviços, segundo Jean, é pela questão de serem o meio mais rápido de mover a economia.

Participaram do encontro da terça-feira (13), além de Jean Valério, Marcelo Alecrim e Jaime Calado: Jair Damasceno (Head LIDE Futuro RN), José Lucena (CDL), Maury Duarte (TOTVS), André Elali (André Elali Advogados), Inácia Campos (Cirúrgica Bezerra), José Bezerra (Cirúrgica Bezerra), Nilson Queiroga (Grupo A. Cândido), Diego Marinho (Cabo Telecom), Ítalo Mitre (Arena das Dunas), Rafael Flores (Unimed), Silvio Torquato (Secretário Adjunto), Caio Magno (CTR), Dâmocles Trinta (CTR) e Carlos Medeiros (Unimed).

  Revista Negócios
 Veja Também