Jean Valério, presidente do LIDE RN, Jaime Calado, secretário da Sedec, e Sílvio Torquato, secretário adjunto da Sedec
Crédito: Divulgação

LIDE RN é convidado a integrar Câmaras Setoriais e Temáticas da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico

TER. 19 JAN

O Grupo de Líderes Empresariais do Rio Grande do Norte – LIDE RN recebeu, nesta terça-feira (19), convite da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SEDEC) para integrar as Câmaras Setoriais e Temáticas do RN. O LIDE e seus associados participarão da agenda contribuindo para a retomada da economia potiguar nos segmentos de base. O secretário titular da SEDEC, Jaime Calado, e o secretário adjunto, Sílvio Torquato, se reuniram com o presidente do LIDE, Jean Valério, para falar sobre planejamento e metas para 2021, sendo a consolidação das Câmaras Temáticas Setoriais a principal delas.

“O LIDE é multisetorial, temos líderes de todos os setores que certamente darão contribuição para este trabalho tão importante desenvolvido pela SEDEC e Governo do Estado”, destacou Jean Valério. As Câmaras Setoriais são órgãos colegiados consultivos e propositivos de apoio ao desenvolvimento dos setores e cadeias produtivas prioritárias. Funcionam como instrumentos democráticos e transparentes de interlocução do Governo com os representantes das cadeias produtivas e setores da economia. Ampliar as oportunidades de desenvolvimento, articulando agentes públicos e privados, é o propósito maior do projeto.

Hoje há seis Câmaras Setoriais e Temáticas, que são:

Câmara Setorial da Indústria;

Câmara Setorial de Comércio e Serviços;

Câmara Setorial da Pesca e Aquicultura;

Câmara Setorial da Mineração;

Câmara Setorial de Energia;

Câmara Setorial de Ciência, Tecnologia e Inovação;

Cada Câmara Setorial é composta por representantes de entidades e órgãos públicos ou privados. As reuniões acontecem, ordinariamente, a cada sessenta dias, e extraordinariamente sempre que necessário.

Compete às Câmaras Setoriais:

I – Identificação e análise dos gargalos impeditivos ao desenvolvimento do setor;

II – Elaboração de propostas prioritárias de soluções ao desenvolvimento dos setores;

III – integração entre agentes públicos e privados, para implantação e acompanhamento de projetos prioritários de interesse comum;

IV – Indução à organização das cadeias e identificação dos elos faltantes; e,

V – Assistir nos mecanismos de governança setorial.

  Revista Negócios
 Veja Também