Artista potiguar Azol
Crédito: Divulgação | Assessoria de Imprensa

LIDE Futuro promove exposição de artista potiguar

SEG. 23 MAI

O LIDE Futuro Experience promove nesta quarta-feira (25), às 19h, na Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte, a exposição 'O Sertão Virou Mar', do artista potiguar Sérgio Oliveira, mais conhecido por Azol. O evento multimídia tem a curadoria de Marcus de Lontra Costa.

Artista potiguar com formação em Cinema e Artes Gráficas, Azol recorre a linguagens distintas para revelar um sertão mágico na exposição 'O Sertão Virou Mar'. Por meio de fotomontagens, pinturas, instalação e videoarte, ele vislumbra um mundo utópico.

Radicado em São Paulo há 30 anos, Azol tem o sertão no DNA. O sertão é tema recorrente dos seus trabalhos e já inspirou muitas telas. Rendeu um acervo com mais de 6 mil fotografias registradas em duas longas incursões pela rota do cangaço, quando realizou laboratórios e pesquisas. Instigado pelo historiador e curador Marcus Lontra, concebeu a exposição O Sertão Virou Mar.

“Ofereço um estímulo ao observador. O mar é uma metáfora utópica para a criação de um sertão que é o contraponto da sua realidade. As fotografias produzidas apresentam fragmentos do real, se impregnam de múltiplos significados e sentimentos, tornam-se plurais, transformadas pela provocação que se faz à imaginação. A rudeza e a aspereza dos ambientes registrados são transformadas em novas realidades, aquelas que, em nosso inconsciente, as chuvas poderiam revelar: abundância, esperança, fertilidade. O mar é água, é a força transformadora do sertão”, explica Azol.

O horizonte que se estende na fronteira entre a ficção e a realidade, explora situações que provocam a distorção dos cenários, gerando uma representação excêntrica que amplia as percepções. As diferentes leis que regem esse mundo novo são aceitas pelos olhos da realidade óbvia do ser humano, convidando o observador a explorar suas próprias fantasias e sonhos.

Mais sobre Sérgio Oliveira (Azol)

Artista visual formado em Cinema e Artes Gráficas nos Estados Unidos, Azol dirigiu curtas-metragens e produziu programas para TVs como Manchete, Bandeirantes e Globo. Trabalhou com publicidade, criou conteúdo para internet e produziu vídeos institucionais para empresas. Trabalha em caráter multidisciplinar, visando criar um diálogo com outras formas de expressão artística. Produz trabalhos em pintura, escultura, colagem, mural, videoarte, literatura e fotografia.

Mais sobre o LIDE Futuro

O LIDE Futuro é formado por líderes que estão transformando e impactando os seus mercados com novos modelos de atuação, novas tecnologias e negócios disruptivos. Participam do LIDE Futuro jovens que sejam empreendedores, desde que liderem negócios que já tracionaram; intraempreendedores, que possuam uma carreira exponencial dentro de grandes corporações e ocupem posição de liderança; e sucessores de empresas familiares. É um braço do LIDE - Grupo de Líderes Empresariais, que no Rio Grande do Norte tem o jornalista Jean Valério como presidente. Jair Damasceno é o presidente do LIDE Futuro no RN.

  Revista Negócios
 Veja Também