Lei simplifica atuação de 65 mil pequenas empresas de Natal

SEG. 22 JUL

As mais de 65 mil empresas que são optantes pelo Simples Nacional em Natal ganharam mais facilidades para desenvolver as suas atividadesna capital potiguar. A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa de Natal, que entrou em vigor no último dia 18 de julho, define uma política de desenvolvimento, cria incentivos tributários e amplia a inserção dos pequenos negócios nas compras feitas pela Prefeitura, além de desburocratizar a abertura, funcionamento e até mesmo o encerramento da empresa. 

“Esta atende aos anseios e expectativas dos empreendedores e empresários de Natal, que vão poder agilizar os seus negócios e melhorar as atividades empresariais”, destaca o prefeito Álvaro Dias, que sansionou a lei, sem vetos, na qquarta-feira (17). Ele fez questão de lembrar ainda que o projeto foi amplamente discutido entre o empresariado, os poderes legislativo e executivo municipal, sob a liderança de entidades de classe. 

“A lei vai fazer com que as empresas possam ter uma facilidade maior para se consolidar, crescer e fomentar as atividades empresariais, principalmente os micro e pequenos, que geram empregos e renda. Sabemos que 90% das atividades comerciais são fomentadas pelos micro e pequenos empresários”.

Representantes do setor produtivo comemoraram a implantação da Lei Geral na capital. “Com a força empreendedora da cidade, a sensibilidade política da câmara municipal e a determinação da prefeitura em apostar nessa lei, teremos segurança jurídica para nos tornarmos mais competitivos e muito mais atrativos para receber investimentos. Podemos afirmar que a cidade será muito mais empreendedora”, defende Marcelo Queiroz, presidente da Fecomércio.

Repercussão
Superintendente do Sebrae, Zeca Melo corrobora com a opinião do colega e lembra a luta que o Sebrae encampou, com o apoio de entidades da classe empresarial, pelo encaminhamento e aprovação da Lei Geral pelos poderes legislativo e executivo municipal. Ele destaca a participação de secretarias municipais na discussão e formatação do texto encaminhado à Câmara de Vereadores. 

“Conseguimos avançar em aspectos importantes e chegar a uma legislação moderna, que contempla destaques importantes como as compras governamentais, educação empreendedora e outros como o licenciamento e acessibilidade, como vagas de estacionamento. A legislação trata com justiça a quem produz e a quem gera emprego no RN, especialmente no município de Natal”, afirma Zeca.


Fonte: Agência Sebrae (colaboração de Cleonildo Oliveira e Alberto Coutinho) 


 

  Revista Negócios
 Veja Também