JUCERN se moderniza e cria novo ambiente de negócios no RN

QUA. 03 JAN

Instituição secular, com 118 anos de atividade, a JUCERN – Junta Comercial do RN tem sido um verdadeiro termômetro da recuperação econômica potiguar. Em toda essa trajetória, a autarquia estadual viveu grandes momentos, mas é atualmente que ela passa pelo período de maior maturidade com modernização dos seus serviços e democratização do acesso aos empreendedores do Estado. Hoje tudo é digital, integrado e é possível abrir uma empresa em 24 horas.

“Estamos trabalhando muito para implantar uma gestão moderna, eficiente e voltada para todas as empresas e a população do do Estado”, destaca Samya Aby Faraj Linhares Bastos, presidente da JUCERN e uma das responsáveis, junto com sua equipe técnica, pela revolução e modernização da Junta. “Há comprometimento em levar ao cliente o melhor atendimento, as melhores ferramentas e contribuir para que ele saia satisfeito daqui”, destaca Samya.

A JUCERN apresentou, no penúltimo trimestre do ano, números superiores de solicitação de abertura de comércios em relação ao mesmo período do ano passado. Entre julho e setembro de 2016, foram 636 novos negócios. Já nos mesmos meses de 2017, foram 741, o que caracteriza um aumento de 16%.  O destaque foi o mês de agosto, que apresentou acréscimo de 57%. “Estamos criando um novo ambiente de negócios em nosso Estado”, destacou. 

Este cenário positivo de reação econômica pode ser creditado a fatores internos do órgão. Um deles é o Escritório do Empreendedor, projeto implantado na atual gestão que disponibiliza, em um único espaço, todos os serviços necessários para o registro e legalização de empresas. A redução da burocracia foi drástica: de 200 dias para 24h o tempo médio para abertura de um novo empreendimento.

“Somos o primeiro estado do Brasil com escritório do empreendedor nesta dimensão, com todos os órgãos integrados”, orgulha-se o governador do RN Robinson Faria. O Escritório reúne, entre outros órgãos, a JUCERN, a Secretaria de Tributação, IDEMA, Corpo de Bombeiros, AGN, SUVISA e Receita Federal.  O espaço orienta sobre expansão ou mudanças que podem ser feitas depois que o negócio é aberto. E ajuda o empreendedor a descobrir oportunidades na crise.

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), Marcelo Queiroz, destacou o quanto o escritório facilita o dia-a-dia do empresário. O presidente da Federação da Indústria (Fiern), Amaro Sales, também parabenizou a iniciativa: “Sobrará tempo para o empreendedor empreender”, afirmou. O presidente do conselho deliberativo do Sebrae, José Álvares Vieira, pontuou o incentivo ao pequeno empreendedor: “O que a população espera é um governo desburocratizado, e é isso que estamos vendo”.
 

  Revista Negócios
 Veja Também