JCDecaux comemora 20 anos de operação no Brasil

SEG. 31 DEZ

A JCDecaux, maior empresa de Mídia Out of Home (OOH) do mundo, aposta em inovação, tecnologia e métricas para apoiar agências e anunciantes no processo de planejamento e criação para o mercado publicitário. Presente há 20 anos no mercado brasileiro e espalhados por mais de 15 estados, a companhia impacta 40 milhões de pessoas por dia e chega a ter audiência maior do que a TV aberta e internet nas cidades de Fortaleza e Salvador, graças ao grande alcance e penetração.

Com o avanço da tecnologia, estar conectado o tempo todo, seja no celular ou em um computador, faz com que a eficiência, cobertura e frequência tornem a rentabilidade do meio cada vez mais competitiva e atraente para todos os anunciantes. A solução multiplataforma conta com mais de 24 mil faces instaladas por diversos locais do país, como: metrô de São Paulo, aeroportos e ruas de grandes circulações. 

Os equipamentos são desenvolvidos de maneira que harmonizem com o ambiente no qual serão inseridos, contribuindo com o bem-estar visual e priorizando as campanhas que serão divulgadas. Além disso, OOH permite a criação de campanhas dinâmicas e criativas, alinhadas à geolocalização, hábitos de consumo, horário e temperatura e utilizando a inteligência de dados.

Da mesma maneira que o perfil dos consumidores vem mudando drasticamente nos últimos anos, a mídia também vem passando por transformações. Por isso, a JCDecaux tem apostado e desenvolvido novos formatos de comunicação. “Buscamos promover a integração de inovações tecnológicas, como VR, realidade aumentada, holografia, transmissões real time e experiências ao público. Além disso, temos investido fortemente na digitalização dos nossos ativos no Brasil”, explica Ana Célia Biondi, diretora-geral da JCDecaux Brasil.

A empresa só trabalha com equipes próprias na operação, para garantir que o funcionamento e a aparência dos seus equipamentos estejam 100% alinhados as expectativas dos clientes. Inclusive, a mesma implementou no Brasil o conceito global de gestão de mídia aeroportuária, ou seja, mídias específicas indicadas para atingir um determinado público e formador de opinião, permitindo, também, atingir um target específico, com grande interesse em novidades e informações.

No Nordeste, por exemplo, o formato tornou-se mídia prioritária na construção de relações e diálogos no dia a dia das cidades. “A JCDecaux busca oferecer as melhores soluções em mídia com multiplataformas aliado à nossa experiência. Sabemos que o consumidor está cada vez mais em movimento e o nosso principal objetivo é estar onde a população está. Hoje, o segmento possui a segunda maior penetração no total da população e está presente pelo menos 12 horas consecutivas na jornada do consumidor ao longo do dia”, complementa a executiva.

Após conhecer a rotina dos consumidores, o entendimento de sua jornada de consumo e as métricas para aferição de audiência, o próximo passo da estratégia de uma comunicação efetiva para os anunciantes é a construção de campanhas com conversas que circulem entre as plataformas, promovendo o cruzamento de diferentes mídias. “As campanhas mobiliárias estão naturalmente posicionadas para incentivar a interação com o universo de mobile e de digital. A eficácia da campanha aumenta quando impulsionamos o compartilhamento nas mídias sociais e atiçamos o boca a boca”, conta a executiva.

Presente em Salvador, Belém, Fortaleza e Natal, a JCDecaux conta com mais de três mil faces mobiliários na região, em localizações de grande movimentação, como por exemplo o Aeroporto de Natal. São pontos que impactam diretamente pedestres, motoristas e turistas. 
 

  Revista Negócios
 Veja Também