O Banco Central (BC) prevê o lançamento oficial da solução de meios de pagamento PIX para o dia 16 de novembro. Com isso, alguns bancos como Itaú Unibanco, Nubank, Santander e Inter já se movimentaram e pretendem liberar o pré-cadastro para o sistema, aos clientes, em outubro.
A plataforma permitirá que os clientes realizem transferências bancárias para empresas e pessoas durante 24 horas por dia e 7 dias por semana. O PIX terá um mecanismo que guarda dados associados (as chaves) fazendo uma conexão direta com as contas de todas as instituições financeiras.
No caso de empresas, a plataforma traz vantagens em relação ao pagamento por cartão de débito. Isso porque o consumidor pagante não precisará ter conta em banco, como ocorre com os cartões. Bastará abastecer a carteira digital do PIX para enviar e receber dinheiro.
Entenda o sistema
A nova ferramenta que funcionará 24 horas por dia reduz o tempo de liquidação de pagamentos entre estabelecimentos com conta em bancos e instituições diferentes.
O cadastro das Chaves PIX – combinação com telefone celular, CPF, CNPJ e e-mail necessária para operar a carteira digital – começará em 5 de outubro nas instituições financeiras que já fizerem parte do sistema.
As transações poderão ser feitas por meio de QR Code (versão avançada do código de barras lida pela câmera do celular) ou com base na chave cadastrada.
O PIX trará agilidade em relação a sistemas atuais de pagamento, como a transferência eletrônica disponível (TED), que leva até duas horas para ser compensada, e o documento de ordem de crédito (DOC), liquidado apenas no dia útil seguinte.
IstoÉDinheiro / Agência Brasil