Itamar deixa a presidência da ABCC e tenta o Senado

QUA. 07 MAR

Itamar Rocha não é mais presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Camarão. Nesta terça feira (6), foi realizada uma assembleia extraordinária para prestação de contas da gestão 2016/2017 e escolha da nova diretoria da ABCC. O 'eterno' presidente, como é reconhecido, não disputou a reeleição, depois de 13 mandatos consecutivos. Cristiano Maia, do Ceará, foi eleito presidente.

Depois de três décadas prestando serviço à associação como presidente, Itamar deixa o cargo para o desafio de se candidatar ao Senado pelo estado do Rio Grande do Norte na próxima eleição. “Precisamos de mudanças no Brasil e se nós, realmente, nos envolvermos, conseguiremos mudar o país. Assim, estou disposto a despender meu esforço e meu conhecimento para poder realmente contribuir para que o setor melhore”, afirmou Itamar. "Diante do enorme potencial que temos, o setor ainda carece de lideranças em Brasília", complementou Itamar.

Entre os desafios da nova diretoria, o agora x-presidente coloca como fatores principais a suspensão da safra importadora e retomada da exportação, estruturando o setor para voltar ao mercado internacional. com a retomada do crescimento da produção nacional. Quanto a  Fenacam 2018, Itamar reitera que a mesma continuará sendo em Natal e com total apoio do novo presidente.

Eleição
De todas as vezes que foi presidente, Itamar nunca teve uma chapa concorrente e sempre havia consenso entre os membros para a escolha de sua reeleição. Desta vez não foi diferente, porém, na ausência de Itamar, a escolha foi pelo produtor Cristiano Maia, um dos maiores produtores de camarão do estado do Ceará, que diz estar otimista com apossibilidade de a produção nacional de camarão chegar a 100 mil toneladas, em breve.

Senado
Candidato a Senador, Itamar Rocha já foi deputado federal pelo RN, tem apoio do setor pesqueiro e aquícola do Brasil. Trouxe a sede da ABCC para o RN, estado onde ele aposta todas as fichas para ser uma potencial no setor do agronegócio. “Quero ser candidato a senador porque já perdemos tempo demais e podemos contribuir para desenvolver o Estado transformando numa potência produtiva”, diz. Itamar também é diretor de agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - FIESP.

Diretoria Eleita da ABCC - 2018 a 2020:
Presidente: Cristiano Maia (CE)
Vice presidente: Origenes Monte (RN)
Diretor Secretário: Emerson Barbosa (PE)
Diretor Financeiro: Hélio Filho (CE)
Diretor Técnico: Enox Maia (RN)
Diretor Comercial: Valdomiro (PB)
Diretor de Insumos: Santana Jr (PI)
Diretor de Laboratório: Ana Carolina (RN)

Conselho Fiscal Titular:
1- Juan
2- Newton Bacural
3- Pedro Duque

Conselho Fiscal Suplente:
4- Geraldo Borba
5- Solon Beltrão

 

  Revista Negócios
 Veja Também