Crédito: Agência Sebrae

Instituto Riachuelo e Sebrae firmam parceria para o sertão

SEG. 01 MAR

O êxito do projeto Pró-sertão, que beneficia oficinas de costura instaladas no semiárido potiguar, através de parceria estabelecida entre o Sebrae no Rio Grande do Norte, parceiros locais e o grupo Guararapes, gigante do varejo têxtil e de confecções de roupas da América Latina, inspirou uma parceria com o recém-criado Instituto Riachuelo. O propósito do projeto é fomentar oficinas de costura, grupos de bordadeiras da região do Seridó e de artesãos, alavancando a produção e a comercialização dos seus produtos em todo o país. Com isso, pretende contribuir com o desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida da população

Os aviamentos para a concretização dessa parceria tiveram início no final do ano passado com a participação do diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, e na manhã da sexta-feira (26) o diretor do Instituto Riachuelo, empresário Gabriel Rocha Kanner, e a empresária Anne Rocha, estiveram reunidos com o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, a gerente da Unidade de Desenvolvimento Setorial do Sebrae-RN, Lorena Roosevelt, e a equipe técnica das áreas de moda e economia criativa.

Na realidade, segundo Gabriel Rocha, a parceria é uma ampliação do trabalho que já vem sendo feito em conjunto há anos entre o grupo Guararapes e o Sebrae, através do projeto Pró-sertão, que atende 74 oficinas de costura no estado.

O jovem empresário paulista lembra que a missão do Grupo Riachuelo é transformar vidas por meio da geração de emprego e renda e que tem tudo a ver com o propósito do Sebrae no trabalho de fomento ao empreendedorismo, oferecendo as ferramentas para que o pequeno empreendedor possa se desenvolver.

“Estamos construindo em conjunto e eu não tenho dúvida que será um grande projeto com impacto para o Rio Grande do Norte, sobretudo no interior do estado em três segmentos: o das oficinas de costura, elevando, ainda mais, o nível dos fornecedores e preparando-os para serem mais competitivos; o bordado da região do Seridó, especialmente de Caicó e Timbaúba dos Batistas, que é referência nacional com a conquista do selo IG (Indicação Geográfica) e pode ser trabalhado para ser vendido nacionalmente, e o terceiro é o artesanato presente em todo o estado, o qual pretendemos apoiar o desenvolvimento de novos produtos e dos próprios fornecedores, que podem alavancar o interior do estado, gerando emprego e renda, dando mais oportunidade para os trabalhadores”, afirma.

Na visão do diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, a parceria com o Instituto Riachuelo já nasce forte porque é decorrente de uma sólida e bem sucedida parceria entre o Sebrae e a Guararapes no projeto Pró-sertão, responsável pelo fortalecimento da indústria têxtil norte-rio-grandense. “As nossas expectativas são as melhores possíveis. Estamos confiantes que essa parceria com o Instituto Riachuelo trará muitos benefícios às famílias de sertanejos que terão uma grande oportunidade de garantir o sustento. O apoio à produção e comercialização dos produtos é essencial para que os pequenos negócios do interior do estado se tornem mais competitivos e sustentáveis”, defende Melo.

Marketplace

A ideia da parceria, segundo Gabriel Rocha, é aproveitar a cadeia de valor do grupo Guararapes para potencializar os pequenos negócios, tanto na área da produção como da comercialização dos seus produtos. “Está em nosso radar fazer a comercialização desses produtos, seja em lojas físicas ou no Marketplace, o que a gente chama de vitrine infinita, porque não há um limite de exposição de produtos e podem ser vendidos online. Não tenho dúvida que essa parceria será muito boa para todos os envolvidos”, atesta o empresário, lembrando que o objetivo é torná-la referência para outros estados do país, porque segundo diz “é dessa forma que a gente vai reduzir a pobreza em nosso país e desenvolver a economia”.

Na avaliação de Gabriel Rocha, as oficinas de costura instaladas no Rio Grande do Norte estão em excelente nível, quando comparadas as de outros polos industriais têxteis de todas as regiões do Brasil. “O nível que se atingiu nas oficinas de costura aqui no RN é altíssimo. Muito por conta dessa parceria com a Guararapes. Eu não tenho dúvida que o Seridó potiguar poderá vir a ser o principal polo têxtil do Brasil. Vamos trabalhar para que isso aconteça”, promete Rocha. Em relação ao bordado do Seridó e o artesanato potiguar, o empresário paulista se diz encantado com os produtos que considera verdadeiras obras de arte. “Os bordados são obras de artes que, da mesma forma que nos encantou, tenho certeza que vai encantar os nossos clientes’, acredita.

Gabriel reitera que o papel do Instituto é transformar vidas por meio da geração de emprego e renda. “Nós temos um senso de missão muito grande de devolver benefícios para a população norte-rio-grandense onde tudo começou. Por isso, iniciamos aqui pelo Rio Grande do Norte. Onde a nossa família escreveu a história do grupo. Está no nosso radar, recuperar a produção de algodão que já foi muito forte na década de 1980 aqui no RN e depois foi dizimada”, promete. Por fim, Gabriel explica que o Instituto pretende organizar todos investimentos sociais do grupo e fazer a ponte da cadeia de valor da rede de varejo Riachuelo.

Agência Brasil

  Revista Negócios
 Veja Também