Crédito: Arquivo | Agência Brasil

Insdústria: reformas tributária e administrativa são para ontem

QUI. 04 FEV

O setor industrial reforçou a importância de o Brasil voltar a debater com urgência as reformas tributária e administrativa. Representantes da indústria nacional voltaram a debater o assunto na abertura do seminário RedIndústria, organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), realizado nesta semana.

O ex-senador e ex-presidente da CNI, Armando Monteiro, defendeu que as reformas tributária e administrativa caminhem juntas como prioridades para, por um lado, reduzir os gastos da máquina pública e, de outro, atrair mais investimentos para o Brasil.

“Não podemos demonizar o servidor público. Ao contrário, é preciso valorizar o servidor competente, criar um regime jurídico novo, eliminar privilégios, criar instrumentos de avaliação de desempenho e restringir o mecanismo da estabilidade. O estado deve ser um organismo que promove a distribuição de renda, não concentra. Para ampliarmos os programas sociais para quem mais precisa sem desiquilibrar as contas públicas, temos de conter os gastos com o funcionalismo”, comentou.

Desde 2015, quando o Brasil começou o processo de ajuste fiscal, as despesas do governo federal caíram 1,1% e as despesas com o pessoal cresceram 8% em termo real. Além das reformas administrativa e tributária, também entraram na pauta o novo marco ferroviário, a nova lei do gás, do licenciamento ambiental, para dar mais segurança jurídica e celeridade aos investimentos no Brasil, e a nova lei do setor elétrico.

Enquanto no Brasil o valor por milhão de BTU custa aproximadamente US$ 12, na Argentina, o preço é gira entorno de US$ 4. “O Brasil precisa de crescer pela indústria. Para isso, precisamos ter condições de competir com o produto importado com um sistema tributário e custos logísticos adequado, com a redução de insumos fundamentais como a energia e o gás”, comentou Armando Monteiro.

Leia mais aqui: https://www.fiern.org.br/industria-reforca-urgencia-das-reformas-tributaria-e-administrativa/

  Revista Negócios
 Veja Também