Crédito: Imagem Free

Inscrições para projeto de aceleração de startups do Sebrae terminam dia 8

SEX. 03 SET

O Sebrae no Rio Grande do Norte recebe até a próxima quarta-feira (8) a inscrição de propostas de pequenos negócios e startups interessadas em participar do Sebrae Speed, um programa de pré-aceleração para o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores. O programa tem a previsão de começar no dia 27 deste mês e a chamada pública deve selecionar até 30 empreendimentos em fases iniciais de operação ou tração. O edital com todas as regras e documentação está disponível no Portal do Sebrae (www.rn.sebrae.com.br), na seção ‘Editais e Licitação’. A inscrição ocorre pela internet.

Os pequenos negócios (incluindo Microempreendedores Individuais) e startups selecionadas para o Sebrae Speed receberão capacitação, mentorias e acompanhamento durante até seis meses. O programa oferece o apoio continuado de uma equipe multidisciplinar de especialistas, composta por consultores, mentores, convidados e palestrantes de diversas áreas para otimizar o estágio atual do empreendimento e alavancar vendas a partir do aprimoramento da gestão dos negócios atendidos.

Edital

Segundo o gerente da Unidade de Negócios, Inovação e Tecnologia do Sebrae-RN, David Góis, o edital de pré-aceleração é uma iniciativa do Sebrae que tem como objetivo estratégico desenvolver os skills de negócios (comportamentos e habilidades) dos negócios potiguares em fase de operação e tração. “No geral, as empresas em estágio inicial, normalmente não possuem um processo aprimorado para captação de novos investimentos e, principalmente, para aumento de clientes. São muito boas tecnicamente, porém essa habilidade fica pouco desenvolvida e, por isso, não crescem rapidamente. Estrategicamente esse edital tem como objetivo desenvolver essas 30 empresas para que tenham melhores condições de captar novos investidores e também aumentar rapidamente a carteira de clientes”.

Segundo a analista da Unidade de Negócios, Inovação e Tecnologia do Sebrae-RN, Jéssica Sena, a primeira etapa é a análise das propostas e os critérios de avaliação estão relacionados a equipe, mercado, produto, inovação e tecnologia. Também será considerado como diferencial se a empresa for incubada ou graduada por uma incubadora de negócios.

“É uma iniciativa importante para o desenvolvimento de negócios que tem o objetivo de elevar a maturidade mercadológica das empresas do RN. A proposta do Sebrae Speed é, de fato, capacitar essas empresas para a prospecção e aquisição de investimento, potencializando e aprimorando os processos comerciais e financeiros dessas empresas”, argumenta Jéssica Sena. Ela destaca também a possibilidade de conexões, que está entre os eixos do Sebrae Speed, e como premiação as empresas selecionadas receberão uma repasse de R$ 10 mil, dos quais 20% serão aplicados na aquisição de outros serviços no portfólio do Sebrae.

As ações são gratuitas e possui entre outras iniciativas, o chamado ‘onboarding’, que é um encontro individual com cada uma das empresas selecionadas para a aplicação de ferramentas, visando identificar problemas e aperfeiçoamentos para a empresa. Os participantes também terão consultorias e mentorias individuais, cujos atendimentos serão online e presenciais, além de capacitações coletivas e workshops que ocorrem durante todo o processo de pré-aceleração, obedecendo as temáticas de cada módulo e estágios das empresas. Os temas tratados abordam questões como negócios, vendas e negociação, estratégias de crescimento, account e investimentos.

Agência Sebrae

  Revista Negócios
 Veja Também