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Inovação ajuda 81% dos empresários a identificar novos clientes

SEX. 11 DEZ

Conquistar novos clientes está entre os principais anseios dos empreendedores. Ter um público fiel à sua marca permite que as empresas tenham melhor desempenho e sejam mais competitivas. Alcançar esse sonho é possível e foi conquistado por 81% dos empreendedores que participaram do programa Agentes Locais de Inovação (ALI), do Sebrae, desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o CNPQ.

Uma pesquisa de satisfação foi realizada com empresários que concluíram o ciclo do programa e demonstrou ainda que, além da inovação, 2/3 desses donos de pequenos negócios conseguiram reduzir os custos da empresa em até 20%. “Esses resultados são reflexo de um dos principais objetivos do programa que é fazer com que o empresário entenda os anseios dos seus clientes”, pontuou o gestor de Projetos de Inovação do Sebrae Nacional, Marcus Vinicius Bezerra.

Após iniciar o programa do ALI, a empresária de São Luís (MA) Sara Rossetti, dona do Rossetti Buffet, resolveu tirar do papel o sonho de montar um e-commerce com seus produtos, que antes eram fornecidos apenas em festas e eventos. “A nossa nova frente de atuação aumentou muito número de clientes, mesmo durante a pandemia. Tivemos, inclusive, que contratar mais uma pessoa para trabalhar no nosso escritório. Hoje, devo ter no mínimo quatro vezes mais clientes que tinha antes”, comemorou a empreendedora.

De acordo com ela, quando a pandemia e as proibições de realização de eventos tiveram início, eles começaram a desenvolver uma forte atuação no site e nas redes sociais e a implementar a entrega de encomendas, além de terem lançado produtos com preços mais acessíveis, que partem dos R$ 30. “Hoje não estou no prejuízo, o que é difícil para uma empresa de eventos na situação que a gente vive. Cada vez mais a gente está mais perto do online e continuamos tendo ideias para novos projetos digitais. Estamos mudando o nosso sistema para ter mais agilidade”, contou.

ALI

Os Agentes Locais de Inovação (ALIs) são bolsistas do CNPq, graduados, selecionados e capacitados pelo Sebrae para atuar nas micro ou pequenas empresas de comércio ou serviços, com o objetivo de promover a inovação para reduzir os custos e/ou aumentar o faturamento, a partir da instrumentalização e experimentação de ferramentas ágeis e do compartilhamento de experiências entre os empresários.

Em 2010, com a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Programa ALI passou a ter abrangência nacional e foi consolidado como diferencial na estratégia de competitividade dos pequenos negócios. Ao longo desse período, o ALI implementou mais de 8 mil bolsas e acompanhou mais de 300 mil pequenos negócios.

Agência Sebrae

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