Crédito: Divulgação

Infoproduto: saiba das vantagens e desvantagens e mais três dicas de como investir

SEG. 26 ABR

O crescimento de vendas de produtos na internet acabou criando um modelo de mercado bastante diferente do que existia até então e, graças ao universo online, hoje qualquer pessoa pode facilmente começar a empreender. O melhor de tudo é que, dependendo das estratégias de marketing escolhidas, muitas vezes nem é preciso investir uma grande quantidade de dinheiro, como é o caso de se optar por um infoproduto.

Os produtos digitais tratam-se de matérias que só existem no meio digital e não possuem nada físico, como treinamentos online, e-books, vídeo-aulas, palestras, materiais em áudio, temas e plugins etc. Para produzi-los não é preciso muito investimento visto que só é necessário ter boa conexão de internet, bons equipamentos, e boas ferramentas de edições e softwares.

Outra vantagem que o infoproduto oferece é a escalabilidade. Apesar de ser possível realizar vendas de produtos físicos por meio de um e-commerce, o produto digital não vai demandar a mesma logística de venda que um produto palpável, visto a necessidade de organização e estrutura, exemplos: saber quantidade no estoque, elaborar as entregas e lidar com fornecedores. No infoproduto, basta apenas um botão "download" ou enviar diretamente para o e-mail.

Assim é possível saber as vantagens de se optar por um infoproduto. Mas nem tudo são flores, pois existem desvantagens. A primeira que a especialista em marketing digital e empresária Ana Paula Araújo explica é sobre o tempo de retorno dos resultados, pois muitos que abrem investimentos no meio digital sonham com lucros rápidos.

"Há um mito de que ganhar dinheiro vendendo produtos digitais é algo que dá resultados imediatos, mas é preciso considerar que existe um tempo de implementação e será preciso também tempo para aplicar melhorias constantes. A segunda venda será sempre melhor do que a primeira e assim, sucessivamente", explica.

A concorrência é a segunda desvantagem que a especialista pondera. No meio digital muitas pessoas encontram uma boa forma de vender suas habilidades e lucrar em cima disso, então é preciso encontrar um novo gancho, um diferencial para poder sobressair dos demais. "Mantenha o público-alvo aquecido e tenha uma constância de produção de conteúdos coerente com o seu produto. Seja próximo também dos seus seguidores, faça enquetes nos storys e mostre um pouco da sua rotina, as pessoas gostam e se sentem próximas", disse.

Interação é o segredo, pois com base nos feedbacks dos seguidores, por meio de respostas no direct, podem ser uma boa prova social de que o seu produto vale a pena. De acordo com a especialista, ter histórias concretas e reais de pessoas que obtiveram sucesso com seu material ajuda na atração de novos clientes. "As provas sociais são cruciais, pois elas reforçam ainda mais sua marca e atestam a eficácia do seu produto. Se você tem uma história de uma pessoa que usou suas técnicas e deu resultado positivo, tendo isso palpável e o outro vendo, ele se torna convencido com mais facilidade. Claro que o conteúdo faz diferença, mas uma prova social é muito forte", finalizou.

Três maneiras de investir em infoproduto

Audiobooks:são livros narrados e compactados, normalmente, em formato MP3. Esse modelo de material está ganhando cada dia mais mercado por possibilitar que o usuário acesse seu conteúdo no carro, dentro do ônibus ou na fila de banco

Ebooks: são livros digitais que estão bastante populares, pois são os mais simples de serem criados (Word ou Google Docs), e distribuídos e consumidos pelos seus clientes.

Podcasts:são gravações em áudio que costumam simular programas de rádio. Normalmente seu conteúdo é baseado em entrevistas ou discussões entre um pequeno grupo de pessoas.

Sobre Ana Paula

Ana Paula Araújo é sócia-fundadora e co-produtora da Connect Soluções Digitais, voltada para o segmento do marketing digital, fundada em Belo Horizonte e com atuação em todo o Brasil. É formada em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e pós-graduada/MBA em Marketing pela Fundação João Pinheiro/ Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Atuante nas redes sociais, Paula coleciona mais de 50 mil seguidores e desde 1997 atua como sócia-administradora no segmento de hotelaria. Sua empresa, a Arco Administradora, é responsável pela gestão de hotéis da rede San Diego, com unidades presentes em Minas Gerais — Belo Horizonte, Ipatinga e Governador Valadares — e Vale do Paraíba, em São Paulo.

  Revista Negócios
 Veja Também