Inflação da construção fica em 0,19% em fevereiro

SEG. 25 FEV

O Índice Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M) registrou inflação de 0,19% em fevereiro deste ano, percentual inferior ao resultado de janeiro (0,4%), segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV). O INCC-M acumula taxas de 0,59% no ano e de 4,14% em 12 meses.

Em fevereiro, o índice relativo a materiais e equipamentos ficou em 0,23%, acima do 0,19% de janeiro. A maior alta de preços foi observada nos equipamentos para transportes de pessoas, que ficaram 1,24% mais caros.

Os serviços tiveram inflação de 0,86% em fevereiro, abaixo do 0,98% de janeiro. Os aluguéis e taxas ficaram 1,2% mais caras e puxaram a inflação dos serviços no mês.

Já a inflação da mão de obra recuou de 0,43% em janeiro para 0,05% em fevereiro. Os serviços auxiliares variaram apenas 0,01% no mês, enquanto os custos dos serviços técnicos subiram 0,02%.

Confiança cai
O Índice de Confiança da Construção, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), recuou 0,4 ponto de janeiro para fevereiro deste ano e atingiu 85 pontos, em uma escala de zero a 200. Em médias móveis trimestrais, no entanto, o indicador manteve-se em alta pelo sexto mês consecutivo.

Segundo a pesquisadora da FGV Ana Maria Castelo, a queda na confiança indica que o ritmo de recuperação da atividade da construção deve continuar a passos muito lentos.

O recuo de janeiro para fevereiro foi puxado pela queda da confiança dos empresários da construção no momento presente. O Índice da Situação Atual caiu 0,7 ponto e chegou a 74,4. O decréscimo foi provocado por menor satisfação com a situação atual dos negócios (-1,3 ponto).

Já a confiança nos próximos meses, medida pelo Índice de Expectativas, por outro lado, teve alta de 0,1 ponto e chegou a 96 pontos. O otimismo com a demanda prevista para os três meses seguintes subiu 1,9 ponto.

O Nível de Utilização da Capacidade do setor subiu 0,3 ponto percentual, para 67% em fevereiro.


Fonte: Agência Brasil

 

  Revista Negócios
 Veja Também