Há um segmento que vem crescendo e se destacando na indústria potiguar. É representado por 25 empresas do Sindicato da Indústria de Reciclagem e Descartáveis do Estado do RN (SINDRECICLA-RN). Através de novas tecnologias, as indústrias estão reciclando, reutilizando e até exportando para mais de 5 países, gerando receita e milhares de empregos.
Além de ser ambientalmente correta, esta atividade econômica é muito rentável. Com possibilidades imensas de crescer, visto que há diversos nichos que podem ser explorados. Para se desenvolver ainda mais rápido, as empresas Indústria da reciclagem cresce e mira no futuro sonham com um programa de incentivos fiscais, a exemplo do que ocorre em outros Estados como Ceará e Pernambuco.
Presidente do SINDRECICLA-RN, Roberto Serquiz destaca que a indústria de reciclagem tem potencial para gerar empregos e contribuir com soluções para o tratamento de resíduos. Empresas locais já atuam com expressivos resultados, como as que reciclam material da construção civil. A brita usada nas obras dos viadutos sob a BR 101 e na obra de contenção do mar na praia de Areia Preta, por exemplo, foi produzida por empresas potiguares a partir do reaproveitamento, o que demonstra a capacidade do setor.
Além da luta por condições tributárias mais adequadas, a indústria da reciclagem reconhece que enfrenta outros três desafios: a comunicação, o combate à informalidade e o aumento da base sindical. Na visão do presidente, as empresas precisam mostrar mais o trabalho que desenvolvem, a favor do meio ambiente e da economia potiguar. A formalização das empresas e a sua associação a Sindicato é outro foco de atuação.