Indústria 4.0 é tema de debate na Metrópole Digital

TER. 10 ABR

O Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN) promoveu nesta terça-feira (10) um workshop para debater os passos iniciais da Universidade no fomento à pesquisa, inovação e formação de recursos humanos. O evento recebeu o nome de workshop 'Indústria 4.0 - Desafios e Perspectivas' e teve o propósito de suprir as medidas traçadas pela Agenda Brasileira para a Indústria 4.0 do Governo Federal.

O diretor de Inovação do Sistema FIERN, Djalma Barbosa da Cunha Júnior, participou do worshop. “É fundamental a relação entre a academia e a indústria potiguar quando falamos de Indústria 4.0. O SENAI nacional trouxe um professor com expertise em Tecnologia da Inovação, Sérgio Soares, que mostrou o quanto é necessário a implantação dessa temática para a ampliação da competitividade da indústria potiguar. Temos que avançar e estamos apoiando esse evento do IMD para iniciarmos um trabalho de sensibilização aos empresários locais”, destacou Djalma Júnior.

Sérgio Soares abordou, durante a palestra, os Desafios para a Indústria 4.0 no Brasil. Ele é diretor do Instituto SENAI para Tecnologias da Informação e Comunicação e professor associado do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco. Também participaram do evento Alfredo Ferraz, mestre em Engenharia Industrial pela Universidade de Stanford e Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da USP, que discorreu sobre o tema Contribuindo para a Indústria 4.0 no Brasil.

A programação continua, na tarde desta terça-feira, com palestra do professor Pablo Javier Alsina (DCA/UFRN) sobre Visão Geral e perspectivas da UFRN sobre os desafios da Indústria 4.0, seguida da mesa redonda Indústria 4.0 e perspectivas para o RN, que contará com a participação dos professores André Maitelli (UFRN/FUNPEC), Álvaro de Oliveira (Human Smart Cities Networks), Gustavo Leitão (IMD/UFRN) e Anderson Paiva (Parque Metrópole).

Também acompanharam o worshop a diretora executiva do CTGÁS-ER, Cândida Amália; a gestora do NAGI, Susie Macedo; e a gerente da Unidade de Desenvolvimento de Negócios, Etiene Ferreira de Lima.


*Com informações da FIERN e IMD

 

  Revista Negócios
 Veja Também