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Importância do Marketing de Conteúdo e das técnicas de SEO

 

Em pesquisa recente, Neil Patel, conhecido por ser o mestre do Marketing de Conteúdo, revelou a redução de tráfego nas redes sociais. Os algoritmos restringem o alcance orgânico, forçando o investimento em mídia paga.

Diante deste cenário, Patel insiste: "a audiência de Blog não cresce através das redes sociais". De acordo com ele, a estratégia deve ser 'multicanal', com foco na busca orgânica. Daí vem a ideia de continuar investindo alto em blogs.

Blogs geram em média 60% do tráfego de busca de um site, conforme anuncia Neil Patel. Por isso, a tendência para os próximos anos é continuar investindo mais fortemente em marketing de conteúdo e em técnicas de SEO para blogs.

O investimento em conteúdo orgânico, através de blogs, é bem menor, se comparado com o investimento em mídia paga nas redes sociais. E dá mais autoridade.

Veja só a porcentagem de Tráfego de Blog por canal, apresentada por Neil Patel: 51% SEO 14% Direto 11% Referência 09% E-mail 05% Redes Sociais

Mas, para chegar à primeira página do Google o caminho é longo e pedregoso. Precisa de planejamento, estratégia e uma média regular de posts por semana. Vai depender do tamanho e objetivos da marca. "Quanto mais conteúdo de valor você cria, mais chance vai ter de atrair mais visitante", diz Neil Patel.

De acordo com o 'doutor' em marketing de conteúdo, as pessoas gostam de blogs, além de buscadores como o Google. "A pessoa que leu o blog tem 74% mais de chance de converter em cliente do que a pessoa que não leu o blog", afirma.

Mas, como, afinal de contas, converter leitores de blog em clientes? Através de e-mail marketing e remarketing. É o que diz Neil Patel. "Nos próximos anos, o remarketing vai ultrapassar o e-mail como a principal forma de conversão de leitores em clientes".

Para converter uma pessoa em cliente, é necessário que essa pessoa volte pelo menos três vezes ao blog. A conversão acontece num período médio de 2 semanas, de acordo com dados apresentados por Neil Patel em seu último e-book.

Atualizar conteúdos antigos e traduzir para vários idiomas, também, são estratégias interessantes, segundo Patel. Ele afirma ainda que 50% do esforço da equipe deve ser canalizado para a atualização de conteúdo antigo do blog.

Além de publicar conteúdo - em texto, infográfico, vídeo ou áudio - no blog, outra estratégia interessante para dar mais publicidade orgânica é publicar em outros canais digitais como Medium, Tumblr e até no Facebook.

Por George Fernandes

  Revista Negócios
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