Impacta RN vai acelerar 60 negócios sociais e ambientais

SEG. 26 FEV

Os empreendedores que têm negócios ambientais ou inclusivos - aqueles que beneficiam ou ajudam a solucionar problemas das comunidades - podem participar do Impacta RN. Trata-se de um programa de pré-aceleração para negócios desse ramo, executado pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, que oferece acompanhamento e monitoria completamente subsidiados. O edital com as regras já está disponível no portal da instituição (www.rn.sebrae.com.br), na seção 'Licitações e Editais'. A apresentação do projeto e as adesões ocorrem nesta quarta-feira (28), às 15h, no Salão de Eventos do Sebrae, em Natal. Informações pelo 0800 570 0800.

A proposta do Impacta RN é apoiar os empreendedores de negócios de impacto social ou ambiental na estruturação da empresa de forma profissional e sustentável para que esses negócios se desenvolvam e ampliem o impacto de maneira financeiramente viável. Isso porque, de acordo com mapeamento feito pelo Sebrae no ano passado, 24% dos negócios que atuam com impacto social no estado acreditam que, para evoluir, precisam de mais clientes ou ampliar as vendas. Segundo o mesmo levantamento, 70% dos negócios inclusivos do RN já sobrevivem sem filantropia ou doações, o que demonstra a viabilidade econômica dessas empresas.

Outra parte admite que a expansão do negócio está atrelada à gestão. Por isso, o principal objetivo do programa de pré-aceleração é promover melhorias na gestão empresarial e facilitar os caminhos para que a empresa cresça e abranja um maior número de beneficiados. A ideia é orientar esses empreendedores a encontrar um mercado sólido para que, no futuro, possam escalar o negócio.

Ao longo de sete meses, as empresas selecionadas no edital receberão acompanhamento de mentores, consultores e analistas de empreendedorismo, que ajudarão esses empreendedores a entender melhor o negócio. A equipe de especialistas vai trabalhar os canais de vendas, gestão comercial, precificação, controles, padronização dos processos, o conceito de impacto social, modelo de governança, coaching e liderança.

Etapas
O Impacta RN será composto por cinco fases, começando com um workshop de abertura. Os negócios selecionados serão submetidos a um diganóstico, que servirá para estruturação de um plano de negócio, a terceira fase do programa. A etapa seguinte é de consultoria e mentoria propriamente dita e ocorre individualmente para cada empresa. Cada empresa participante terá direito a sete encontros presenciais de mentoria com duração de quatro horas cada um. A quinta e última fase é o encerramento, que terá um workshop apresentando os resultados gerais do período de atividades.

Para participar, a empresa - devidamente formalizada - precisar estar instalada no Rio Grande do Norte, estar enquadrada com atividade que gera impacto social ou ambiental, e estar em funcionamento, tendo testado um produto mínimo de venda ou em operação com alguma receita mínima já gerada, entre outros.

Para seleção, serão verificados o possível impacto social ou ambiental gerado pelo negócio, o nivel de inovação do projeto, a viabilidade financeira da operação e o perfil do empreendedor que está à frente da empresa. O Impacta RN faz parte das iniciativas do Projeto de Desenvolvimento de Negócios de Impacto Social, que investirá um volume de R$ 4 milhões em ações nessa área e para preparar o ecossistema de negócios inclusivos no estado nos próximos anos.


*Com informações da Agência Sebrae de Notícias

 

  Revista Negócios
 Veja Também