As três melhores iniciativas de negócios que geram transformação na sociedade e no meio ambiente foram premiadas pelo Impacta RN, um programa de pré-aceleração promovido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, destinado a projetos de impacto socioambiental. A premiação ocorreu na última quarta-feira (13), durante uma vivência na Comunidade Indígena Catu, em Canguaretama, organizada pela empresa Katu Experiências — um negócio de impacto que também já participou do Impacta RN e hoje está inserido no programa Regenera.
Durante cinco meses, de junho a meados de novembro deste ano, 23 empresas receberam capacitações, consultorias e mentorias para o desenvolvimento de suas ideias. Nesse processo, os negócios com melhor desempenho foram homenageados e receberam recursos financeiros para investimento em seus empreendimentos.
A Fazenda Matina foi a grande premiada do dia, conquistando o primeiro lugar e um aporte de R$ 10 mil. A empresa é um projeto familiar que se destaca em três frentes: produção (orgânica, aquaponia e horta), socioambiental (parcerias de negócios com grupos vulneráveis) e educacional (compartilhando conhecimento com escolas, agricultores, empresários e universidades). “Para nós, a participação no programa representou um processo de construção. Construímos nosso trabalho, projeto e visão de mundo para melhorar nossa qualidade como empreendedores. O programa não nos deu respostas, mas nos mostrou caminhos. Estamos gratos ao Sebrae pelo apoio fundamental”, celebrou Leonardo Tinoco, junto a Conceição Varela e Andrea Mota, empreendedores da Fazenda Matina.
O segundo e o terceiro lugar foram conquistados pelas empreendedoras Michelly Magali da Silva e Rebeca Cabral, respectivamente. Seus negócios, Alma de Borracha — que fabrica bolsas a partir de materiais reciclados, como câmaras de ar — e Lady Driver, um aplicativo de transporte com motoristas mulheres para atender mulheres, idosos e adolescentes, se destacaram na premiação.
Para Michelly, a participação no programa foi além do aprendizado de negócios, trazendo um amadurecimento enquanto empreendedora. Ela, que se dividia entre a atividade de professora e artesã, hoje se dedica integralmente à empresa Alma de Borracha, que transforma materiais como resíduos sólidos, câmaras de ar de pneus, colchões infláveis e alças de cinto de segurança em bolsas — uma “elegância sustentável”, como descreve. A empreendedora foi agraciada com o segundo lugar e um prêmio de R$ 8 mil.
A bonificação foi concedida com base no desempenho dos negócios ao longo dos cinco meses, com ênfase nos critérios de faturamento, impacto social e ambiental, grau de inovação, progresso na maturidade da empresa e expansão de mercado. Além disso, todos os participantes tiveram conexão com o ecossistema de negócios de impacto, potenciais parceiros, clientes e investidores, através das consultorias de aproximação comercial e apresentação de seus pitches no GO! RN 2024.
Sobre o Impacta RN
O edital Impacta RN 2024 faz parte da atuação do Sebrae no Rio Grande do Norte para fortalecer o ecossistema de negócios que possuem um impacto social significativo ou que promovem a sustentabilidade ambiental, estando na fase inicial de seus negócios. Neste edital, 23 empresas participaram.
Elisete Lopes, gestora do programa, explica que o Impacta RN trabalha na validação de modelos de negócios e no lançamento de iniciativas no mercado. Os participantes recebem capacitação em vendas, trilhas de finanças, indicadores, gestão, precificação e modelagem de negócios de impacto. Além disso, contam com oficinas de pitch, mentorias em diversas áreas, consultorias específicas de gestão, mercado e aproximação comercial.