Hub de cargas da Connect Cargo vai para Recife

SEX. 28 JUN

Apontado como símbolo do progresso econômico do Rio Grande do Norte, o aeroporto construído no embalo da Copa do Mundo de 2014 não decolou e já acumula perdas importantes para complexos aeroportuários vizinhos. A cidade aeroportuária no entorno do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, também não saiu do papel e a promessa de instalar um hub sai da gaveta. Por outro lado, o Governo de Pernambuco anunciou nesta sexta-feira (28) que o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes-Gilberto Freyre será o primeiro hub aéreo de cargas com voos internacionais a partir do Nordeste.

A empresa Connect Cargo, responsável pelas operações, deve abrir 500 vagas (diretas e indiretas) de empregos com o novo hub e é liberada para transportar diversos itens como produtos farmacêuticos, produtos com temperatura controlada e cargas vivas. Mas o grande volume vem do e-commerce. “No primeiro momento, a Connect irá voar diariamente para Guarulhos, partindo do Recife. No final de semana, também terá um voo que vem de Manaus. Além disso, terão operações fretadas internacionais, com voo mensal para Miami”, informou Rodrigo Pacheco, CEO da Connect Cargo. “A expectativa é reduzir em quase 14 dias o tempo final da operação. Isso porque será menos um trecho, pois a carga não precisará ir para o Sudeste”, revelou. A Connect Cargo já opera há 12 anos no exterior, com bases em Miami (Estados Unidos) e Hong Kong (China), e há quatro meses iniciou a nacionalização dos aviões para iniciar suas operações no Brasil.

Pernambuco foi escolhido, segundo a empresa, deu-se por dois motivos: posição geográfica estratégica e incentivo do Governo Estadual. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, disse ao jornal Folha de Pernambuco que a parceria com a Connect estava sendo trabalhada há dois anos. “Fizemos o esforço para trazer o investimento da empresa que pretende crescer a partir de Pernambuco. Com isso, o Estado vai aumentar a sua demanda logística”, destacou Schwambach. O Governo de Pernambuco reduziu a alíquota de ICMS do combustível de avião (QAV) de 25% para 12%. 

Para o governador Paulo Câmara, a nova operação reflete diretamente nas empresas que atuam no estado. "Pernambuco vai ter condições de ser um operador de logística importante para empresas que atuam aqui, para o ir e vir de cargas pelo Brasil, e também com interface no exterior. É mais uma empresa de logística que vem somar esse esforço de industrializar nosso estado, fazer serviços melhorarem e termos condições de superar essa crise com parcerias em favor do emprego e da renda", afirmou o Chefe do Executivo ao Diário de Pernambuco. 

A Connect Cargo revelou ainda que já está planjenando a criação de um centro de manutenção de aviões Boeing, o que vai possibilitar um novo aporte, mais empregos, além de ampliar as possibilidades de atuação das companhias aéreas no Nordeste. Será o primeiro centro de manutenção fora do eixo Rio-São Paulo. 

 

  Revista Negócios
 Veja Também