O centro de conexões de voos domésticos e internacionais (hub) da Latam, da região Nordeste do Brasil, vai para a geladeira, congelou, segundo informou Jerome Cadier, presidente da companhia no país, em entrevista coletiva.
Jerome Cadier afirmou que "a instalação de um hub no Nordeste virou um negócio altamente negativo, depois da crise econômica". E sugeriu: "Esse projeto está na geladeira. o que podemos fazer é a abertura de voos pontuais em algumas cidades, de acordo com a demanda".
Ainda segundo ele, o projeto, como fora concebido em 2014 não se justifica mais economicamente. "O aumento das rotas no Nordeste será feito pontualmente, quando fizer sentido. Aumentamos algumas frequências para Fortaleza e Recife, mas isso não se configura um hub", avalia.
Governo 'joga duro'
O 'congelamento' do negócio, sem perspectivas de retomada, irritou o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar, que promete "jogar duro" com a Latam, que deve ter os incentivos fiscais revistos pelo Governo do Estado. Em 2015, O Executivo estadual havia reduzido a alícota do ICMS cobrada sobre o querosene de aviação (QAV), de 17% para 12%.
Mas, em 2016, o governador Robinson Faria, através de um decreto, ampliou os benefícios, a partir do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Aeroportuário do Rio Grande do Norte. Para os voos fretados nacionais, a lícota de ICMS foi zerada. O objetivo era atrair o hub da Latam.
A medida surtiu efeito rapidamente, segundo informou o secretário Ruy Gaspar. Com o incentivo aeroviário, foi registrado um crescimento de 20% na hotelaria, que gerou a circulação de R$ 700 milhões na economia do Estado, além de dois novos voos internacionais: Milão e Buenos Aires.
Diante do novo cenário, Ruy Gaspar não vê outra saída senão o aumento do imposto sob combustível de aviação para a Latam. "Fomos pegos de surpresa. Descobrimos pela imprensa que o projeto do hub havia sido congelado. Vamos (ele e o governador) redigir uma carta para a Latam sobre o nosso posicionamento e a redução dos benefícios que vinham sendo concedidos em função das negociações pelo hub estarão na pauta", reafirma o secretário.
O hub da Latam vinha sendo disputado por três estados: Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará. E as perspectivas de o RN ser escolhido eram boas. Caso se instalasse no Aeroporto Aluísio Alves, o hub da Latam viabilizaria 13 novos destinos internacionais e criaria mais 18 voos domésticos; geraria até 12 mil vagas de empregos e 223 voos semanais; 1,5 milhão de passageiros passariam pelo aeroporto com a consolidação do hub.