Para efetivar as vendas de meios de hospedagem, o mercado já dispõe de ferramentas tecnológicas e estratégias que captam diretamente esse novo perfil de visitante que está conectado à internet, sem ter de recorrer a plataformas de terceiros. Mas para isso, é preciso saber como usar o marketing digital da forma adequada para atrair, reter e converter a venda entre esse público. Essa é a opinião de Allessandro Canella, CEO do SelfHotel, uma plataforma para ajudar hotéis e pousadas a ampliar a geração de negócios e vendas diretas, utilizando ferramentas digitais que reúnem uma série de soluções para automação de marketing.
“Existem ações de atração, como um site bem posicionado nas redes sociais com uma estratégia de conteúdo adequada e anúncios. Para retenção, é preciso ter conteúdos bem posicionados para personas, blogues... São ações que os hoteleiros podem colocar no seu site e chamar a atenção daquelas pessoas que foram atraídas até ali e, a partir desse momento que as pessoas são atraídas, é fazer a conversão, isto é levá-las a fazer a reserva direto nos canais de vendas dos próprios hotéis”, ensina Allesandro Canella.
As ferramentas corretas de alavancar ele vai apresentar para o público de Natal, durante a terceira edição do Fórum Turistech 2019, um evento promovido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte para discutir temas sobre inovação e tecnologia atreladas à cadeia produtiva do turismo no Rio Grande do Norte, dentro do conceito de destinos e negócios turísticos inteligentes. O fórum será realizado na próxima terça-feira (5), a partir das 13h30h, na sede da instituição, em Natal. Informações pelo 0800 570 0800 ou pelo www.turistech.com.br/.
“Vou mostrar que, para executar essas atividades, são necessárias as ferramentas corretas, pois quando você usa uma ferramenta inadequada, perde tempo e acaba não sendo eficiente”, adianta Allessandro Canella, que vai listar 30 ferramentas essenciais a quem desejam ampliar presença digital e gerar negócios de fazer de forma eficiente, o melhor é que, segundo ele, algumas dessas ferramentas são gratuitas.
Esse é apenas um dos diversos assuntos que compõem a programação do evento. Outra atração do fórum é o executivo de contas sênior do Decolar.com, Darlam Campos, que vai falar sobre a busca pela experiência nas viagens.
Pilares
O fórum vai abordar, em palestras e painéis, os temas essenciais para a competitividade das empresas do setor, como sustentabilidade, vendas, gestão e tecnologia, inovação e governança. Baseados nesses conteúdos, mais de dez especialistas estão apresentando as tendências, ferramentas tecnológicas, boas práticas e casos de empresas que são exemplos nesse segmento.
Na abertura, traz o tema o pilar inovação e governança com as palestras ‘Tendências e Inovação na gestão de destinos Turísticos’, com Ítalo Mendes, do Ministério do Turismo, e ‘Estratégias público-privadas para o desenvolvimento do turismo’, que será proferida pelo consultor Andreas Dohle. Também serão apresentados os casos do Voucher Digital, de Barreirinhas (MA), e Hibiscus Beach Club, em Alagoas. Também serão debatidos o Mercado do Futuro do Agenciamento de Viagens e a hospitalidade 4.0.
Parte da programação do evento está dedicada a uma das principais tendências do setor, as vendas pela internet. Estão previstas as palestras “Hotéis e Pousadas - Os pilares do sucesso no mundo on line”, com Felipe Lagreca, “O poder das vendas on line“, com a gerente de contas do Booking.com, Tanite Melo,”Vendas Online - Posicionamento, reputação e presença digital no turismo”, com o CEO da PayTour, Marcus Borges. Já Francine Fernandes e Raphael Guedes, da Fidelizar.net, vão falar as estratégias para fidelizar clientes através de programas de benefícios.
“O Turistech é uma oportunidade para quem atua nesse setor se atualizar, observar o que é tendência, conhecer ou se aproximar de empresas e ferramentas de gestão e tecnologia disponíveis no mercado, fazer contatos, parcerias e network”, argumenta o gestor do Investe Turismo RN no Sebrae, Yves Guerra. O fórum Turistech integra as ações do projeto Investe Turismo e tem o apoio Ministério do Turismo, Embratur, Secretaria Estadual de Turismo (Setur) e Sistema Fecomercio.
Fonte: Agência Sebrae