Crédito: Divulgação

Grandes redes de franquias exigem soluções especializadas de gestão e comunicação

TER. 03 MAI

Quem trabalha com grandes redes de franquias sabe que há demandas e desafios específicos do segmento - e que não aparecem enquanto a rede ainda é relativamente pequena, com menos de 100 unidades. Foi pensando nisso que a Yungas foi fundada, em 2018: a retail tech é especialista em gestão de grandes redes, e, hoje, já atende mais de 30 marcas de franquias por todo o Brasil.

"Há muitas funcionalidades que não fazem sentido para redes pequenas, mas são fundamentais para as grandes: o controle de acesso e permissionamento de usuários por função, área e responsabilidades, por exemplo; ou então a função multibandeiras, usada por grupos que têm várias marcas de franquias", exemplifica Guilherme Reitz, CEO e co-fundador da Yungas. "Pense em um grupo como SMZTO, por exemplo, que conta com 15 marcas, como Instituto Embelleze, Instituto Gourmet, Peça Rara, Terça da Serra, entre outras. A holding consegue analisar e comparar, via plataforma, todas as diferentes marcas, ou bandeiras, do grupo, enquanto os franqueados visualizam apenas a bandeira pela qual operam. A estrutura envolvida para atender todas essas especificidades das grandes redes é muito maior."

Presente em todo o território nacional e também em Portugal, a Yungas oferece uma tecnologia completa para gestão de grandes redes, facilitando a comunicação, auditoria, treinamentos junto aos franqueados, e centralizando diversos processos em um mesmo sistema. Por meio da ferramenta, a comunicação da rede e vários outros processos são controlados, organizados e metrificados, garantindo o padrão de qualidade do atendimento e o sucesso do franqueado. Mais de quatro mil unidades de franquias já utilizam a solução da Yungas, que foi investida pelo Grupo SMZTO no último mês de dezembro.

A Terça da Serra, maior rede de instituições de longa permanência para idosos do Brasil, foi uma das que, ao crescer continuamente e notar que a comunicação com os franqueados poderia ser aprimorada, decidiu se antecipar a possíveis problemas: por meio da plataforma da Yungas, a empresa alcançou melhor visualização dos indicadores de performance das unidades, além de contar com um sistema mais adequado à aplicação de treinamentos. "Entendemos que tecnologia, inovação e boas ferramentas, aliadas a uma franqueadora bem estruturada, farão com que consigamos alcançar um novo patamar para o atendimento aos nossos parceiros", comenta Pedro Moraes, sócio-fundador da Terça da Serra. A companhia, que tem mais de 100 unidades distribuídas por mais de 20 estados do Brasil, começou a usar a tecnologia da Yungas em março.

Foco no programa de excelência

O CEO Guilherme Reitz destaca, porém, que o principal diferencial da Yungas é trabalhar com o conceito de projetos estratégicos voltados a resultados - ao contrário de plataformas que se concentram apenas em entregar um produto operacional. "Não vendemos apenas um produto; vendemos um projeto focado nas dores do nosso cliente", ele enfatiza. "Os resultados alcançados por um produto dependem do uso que se fizer dele. Quando uma empresa adquire a plataforma da Yungas, há um alinhamento entre os times a respeito dos objetivos a serem atingidos, e do que é preciso fazer para bater essas metas. O projeto é criado com base nas necessidades de cada rede; e o produto também é personalizado, com base em módulos. Especialistas em gestão de projetos acompanham a evolução dos clientes durante toda a parceria."

A Yungas é a única plataforma do mercado que trabalha o programa de excelência, ferramenta que acompanha a jornada e métricas consolidadas dos franqueados, alinhando unidades e franqueadores quanto aos indicadores mais relevantes para cada negócio. O conceito de "sucesso", afinal, é subjetivo, o que pode causar ruídos no alinhamento de metas e expectativas.

Uma das primeiras atividades realizadas após a implementação da ferramenta é o disparo de uma pesquisa de NPS ("Net Promoter Score"), para identificar como está o termômetro do franqueado em relação à rede. A partir disso, os analistas da Yungas conseguem extrair quais são os problemas apontados pelos franqueados - que podem inclusive não ser os mesmos que a franqueadora considera prioritários.

A plataforma usa a metodologia Customer Success e, por meio do sistema Health Score, analisa pilares como satisfação, engajamento, faturamento e padronização; apontando preventivamente quais franqueados estão em risco e quais representam oportunidades de crescimento. Guilherme compara a metodologia com o trabalho de um médico: "É melhor fazer check ups regulares para identificar colesterol, pressão alta, e a partir daí receitar exercícios físicos e uma alimentação mais equilibrada - em vez de só correr para tentar salvar o paciente que infartou", diz. "Somos preditivos em vez de reativos."

O método Health Score foi justamente o que despertou a atenção do time da Casa do Pão de Queijo, uma das marcas de cafeterias mais conhecidas do Brasil, que iniciou a parceria com a Yungas no último mês. "Buscamos um sistema único para coordenar os processos da rede, uma plataforma que otimize nossos fluxos e processos de trabalho", explica Mariana Gambini Emerson, Gerente de Operações e Franquias da companhia, que hoje conta com mais de 250 pontos de venda. "A boa comunicação com a rede evita retrabalho, possibilitando identificar e atuar com franquias que sinalizem questões sistêmicas que podem não levar ao engajamento do franqueado", completa Mariana.

Retorno de três vezes sobre o investimento

A meta da Yungas é entregar aos clientes um retorno ao menos três vezes maior do que o valor investido. "Não somos o produto mais em conta do mercado; somos o que entrega mais retorno", crava Guilherme. "Por isso somos especializados e estruturamos os projetos de nossos clientes um a um."

Encontrar a melhor solução para uma empresa, afinal, passa por entender exatamente as especificidades da demanda que inicialmente motivou a busca - e ter a consciência de que um produto ou serviço que resolve as dores de uma companhia pode não ser o mais indicado para outra. "O foco da Yungas é resolver de forma profunda dores específicas das grandes operações", Guilherme finaliza.

Investimento de mais de R$ 2 milhões até dezembro

Depois de crescer 256% em faturamento em 2021, ano em que viu seu número de clientes dobrar, a Yungas vai investir R$ 2 milhões em produto até dezembro, com a meta de se consolidar como a plataforma de comunicação e gestão número um entre as grandes redes de franquias brasileiras. O investimento - em tecnologia, ferramentas, pesquisa e desenvolvimento, além da contratação de novos colaboradores - é parte da estratégia da startup para chegar a dez mil unidades atendidas até o final do ano. Para 2023, a meta é atingir pelo menos 30 mil franquias.

Acompanhando as projeções de crescimento, o número de funcionários da Yungas passou de 9 para 22 nos últimos cinco meses, e vai continuar aumentando: a previsão é que o time conte com entre 35 e 40 colaboradores até o final de 2022.

  Revista Negócios
 Veja Também