Governo do RN entra com recurso para garantir socorro financeiro

TER. 26 DEZ

O Governo do Rio Grande do Norte vai protocolar na tarde desta terça-feira (26/12), no Ministério da Fazenda, um Recurso Hierárquico Próprio dirigido ao ministro da pasta, Henrique Meirelles, em defesa da edição da Medida Provisória que prestaria auxílio-financeiro ao Estado.

O documento foi preparado após manifestação pública do Ministério, na manhã desta terça, informando que suspendeu a edição da MP que prestaria auxílio ao RN. O Governo do Estado solicita que o Governo Federal “reforme a decisão recorrida, afastando todo e qualquer impedimento ao trâmite administrativo da Medida Provisória a ser editada em socorro ao Rio Grande do Norte”.

No documento assinado pelo Governador Robinson Faria, o Governo do RN relata que no último dia 12 de dezembro o Tribunal de Contas da União, em julgamento de consulta formulada pelo Ministério do Planejamento, deu o aval à abertura de crédito extraordinário pela União para transferência de recursos a Estados em grave crise financeira, de acordo com o previsto constitucionalmente. “Jamais houve qualquer intenção em descumprir vedações constitucionais e legais atinentes à destinação dos valores a serem transferidos”, diz o documento, e acrescenta que “o repasse se enquadra no conceito de Transferência Obrigatória Legal, sem vedação na Constituição”.

No recurso, o Governo do RN destaca a importância da transferência de recursos para a manutenção dos serviços essenciais à população, diante do momento de extrema dificuldade financeira pelo qual passa o Estado, gerada por uma combinação de circunstâncias que inclui a crise econômica, a redução de repasses federais, seca prolongada, queda drástica na receita vinda de royalties e aumento do déficit previdenciário.


 

  Revista Negócios
 Veja Também