Governabilidade do país e Indústria 4.0 em debate

QUI. 05 JUL

A terça e quarta-feira, 3 e 4 de julho, foram de muito aprendizado e reflexão para diretores da Federação das Indústrias do RN - FIERN e presidentes de Sindicatos filiados. A delegação potiguar, composta de 33 empresários, líderes sindicais e gestores do sistema indústria, liderada pelo presidente Amaro Sales de Araújo, participou do 11° Encontro Nacional da Indústria (ENAI), que foi realizado no Centro Internacional de Convenções de Brasília. 

A governabilidade do país e a indústria 4.0 foram ums dos temas mais disvutidos durantes os dois dias de evento, que contou com palestras de vários candidatos à presidente da República: Marina Silva, Ciro Gomes, Jair Bolsonaro, Álvaro Dias e Geraldo Alkimim. Para Ednaldo Barreto, presidente do Sindicato de Doces e Conservas Alimentícias - Sindal, a importância do evento para o setor é indiscutível, principalmente, segundo ele, em função momento político em que o país vive, às vésperas de uma eleição. 

"A tônica do evento foi a governabilidade do país, a partir do próximo ano. Foram apresentadas 43 propostas em todas as áreas sociais e econômicas do país. Queremos um Brasil marcando o futuro, dentro do aspecto da modernidade, da indústria 4.0 e da inovação", destaca. "É importante para que nós dirigentes ficarmos informados das mudanças que estão ocorrendo", acrescentou Pedro Terceiro de Melo, vice-presidente da FIERN.  

Vice-presidente Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico - Simetal, Tercina Suassuna fez questão de enfatizar a rica troca de conhecimentos entre os empresários de várias regiões do Brasil e as novas ideias, que podem ser implementadas no mercado local, com auxílio da indústria. "Levamos muitas ideias para implementar em nossa indústria e fazer algo diferente, com novas técnicas. Foi uma simbiose, uma troca de experiência, que enriquece o conhecimento", afirma ela, acreditando setor industrial sairá ainda mais fortalecido depois da crise e com o investimento em novas tecnologias. 
 
Sérgio Freire, presidente do Sinduscon Mossoró, disse que foi importante a participação dos dirigentes da FIERN no encontro nacional na perspectiva em que passam a entender o que pode vir a acontecer nos próximos anos, com um novo governo, os gargalos e as soluções. "Traz pra gente uma bagagem enorme. O evento foi importante para toda a cadeia da indústria, em especial ao da construção civil". Já Dalton Cunha Filho, presidente do Sindleite, fezum alerta: "Foi um evento que nos mostrou o quanto o mundo está mudando. E o Brasil precisa mudar, as empresas precisam mudar para terem competitividade".


*Com informações de depoimentos colhidos pela Assessoria de Imprensa da FIERN

 

  Revista Negócios
 Veja Também