Startup Day 2019
Crédito: Demis Roussos

GO!RN pretende reunir startups e ecossistema potiguar de inovação

SEX. 21 AGO

A comunidade de startups e o ecossistema inovador do Rio Grande do Norte promovem um evento digital para fortalecer e incentivar esse segmento, reunindo geeks, instituições, empreendedores digitais e empresários tradicionais para a capacitação, troca de conhecimento e a geração de soluções criativas e negócios inovadores. Essa é a proposta do GO!RN 2020, que antes levava o nome de Startup Day e já está sendo considerado um dos maiores eventos dessa área no Norte e Nordeste.

O evento é totalmente gratuito e será realizado nos dias 11 e 12 de setembro, com a participação de grandes nomes da área de inovação tecnológica do país e também do cenário global. Entre palestras, minicursos, painéis e bate-papo com CEO de plataformas de sucesso, a programação oficial consta de plenárias, cuja maioria é internacional. As inscrições estão sendo feitas pelo link http://bit.ly/gorn2020 e o evento vai ocorrer via plataforma EventMobi.

Não é à toa que o GO!RN 2020 já está sendo considerado o principal da área de transformação digital previsto para o Rio Grande do Norte neste ano atípico devido à pandemia, em função de uma estrutura pensada para um evento completamente virtual. Durante os dois dias, estão programadas atividades simultâneas em seis palcos, totalizando 114 palestras, painéis e minicursos. Todo o conteúdo será transmitido com tradução em libras. Das quatro plenárias que vão ocorrer dentro da programação do GO!RN, três delas são internacionais, reunindo líderes do mercado de inovação do mundo, sendo uma delas “A Global Vision of the Future”.

Exposição de startups

As personalidades que estarão nas telas do evento são diversas, mas vale destacar o professor da Universidade da Califórnia em Berkeley (Estados Unidos), Clark Kellogg, que é reconhecido pelo seu conhecimento aprofundado nas áreas de design thinking, criatividade e inovação, e a diretora sênior de gerenciamento de produtos, serviços financeiros ao consumidor e mercados emergentes do PayPal, Prashanthi Ravanavarapu. Também estão na lista o co-fundador e CEO da americana Flourish Savings, Pedro Moura, e o CEO e presidente do Bank of America Merrill Lynch Brasil até 2017, Rodrigo Guedes Xavier, entre muitos outros nomes.

Além da grade de capacitação, o evento também terá estandes virtuais no espaço de Exposição de startups e de empresas inovadoras. Na área dos patrocinadores, com vídeo, os participantes terão acesso em tempo real a promotores. Haverá ainda espaços para reuniões exclusivas, desafios e gameficação com ranking em tempo real, salas de reunião, chats exclusivos com especialistas, interação em tempo real com palestrantes e convidados, grupos de discussão, mural de postagens em redes sociais e agenda personalizada. Durante o GO!RN será apresentado o mapeamento do ecossistema de inovação do Rio Grande do Norte.

O GO!RN 2020 Online é o evento do ecossistema de empreendedorismo inovador, startups, tecnologia e transformação digital do RN e passa a se chamar assim porque é coconstruído e correalizado com todas as instituições, grupos e comunidades que compõem o ecossistema de inovação do Rio Grande do Norte. São mais de 30 instituições, comunidades e grupos envolvidos.

De acordo com o coordenador do evento e analista técnico do Sebrae-RN, Carlos von Sohsten, o GO!RN é voltado para um público diversificado, em vários estágios de maturidade e que busca conhecimento e recursos para se desenvolver. "O GO!RN 2020 Online é o evento que vai mostrar para o Brasil a organização e a força do ecossistema de inovação do Rio Grande do Norte. Além de levar conteúdos atuais e relevantes para potenciais empresários e empreendedores de MPEs, principalmente levando em consideração a conjuntura que atravessamos, o evento vai ser importante pelo efeito de multiplicar conexões e gerar sinergia entre os diversos protagonistas, instituições e comunidades de todo o país”, afirma Carlos.

Importância

O CEO da Interjato, que é uma das marcas apoiadoras do evento, Erich Matos Rodrigues, acredita que a área de tecnologia ficará ainda mais fortalecida com o evento, principalmente diante da pandemia, em que a tecnologia tem um papel imprescindível com soluções para abreviar o isolamento social e a retomada das atividades econômicas, assim como para fortalecer o comércio eletrônico e o home office. “A realização do GO!RN é uma iniciativa bastante apropriada para esse momento em que está se enxergando todo o valor da tecnologia. Precisamos de eventos como esse em nossa região, no Estado, para não ficarmos parados, já que temos percebido uma corrida mundial em torno da tecnologia e não podemos ficar na posição de meros consumidores”, avalia o empresário.

A Interjato é uma das empresas de tecnologia que participam do Parque Tecnológico do Instituto Metrópole Digital e integra projetos de pesquisa e de subvenção de incentivo econômico para inovação. “Entendemos que o desenvolvimento tecnológico local é fundamental para que tenhamos empregos e possamos atrair investimentos, senão vamos continuar sendo meros consumidores desse ecossistema que só faz crescer. As grandes empresas hoje do mundo são da área tecnológica”, lembra.

Para Erich Matos, o evento tem inclusive o papel de chamar atenção para o tema e de preparar as pessoas. “Podemos mostrar que é possível quebrar paradigmas, ter eventos nesse formato e, principalmente, ter empresas inovadoras, atuantes efetivamente na área tecnológica dentro do Rio Grande do Norte", reforça.

O GO!RN 2020 é uma correalização do Sebrae-RN com a Jerimum Valley, Potiguaras Valley, LEP, CDL Jovem, Salt Valley e Junior Achievement, Parque Instituto Metrópole Digital - IMD, RN Júnior, Silicon Valley, Prefeitura da Cidade do Natal, OAB/RN, AIESEC, Seahub e SETIRN, PONG, Potilivre, WiE, GDG, Grupy, Pyladies, WebDev, PHP, Darkwaves, Telecom UFRN e Natal JS, Arara Furtacor, Customer Success, Inova Metrópole, ITNC-IFRN, Empreende RN, InPacta e Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte.

Agência Sebrae

  Revista Negócios
 Veja Também