Duas das certificações internacionais mais cobiçadas do mercado da mídia programática e da monetização de sites pertencem hoje a uma única empresa no Brasil, a Premium Ads. Da garagem do fundador Michael Silva e de seu sócio Leandro Lanceloti há seis anos, em Maringá (PR), até tornar-se líder nacional do segmento, a empresa dobrou de tamanho a cada ano em faturamento e também em excelência. É o que atestam, em caráter pioneiro e exclusivo, a Google Certified Publishing Partner e o selo Prebid Verified Partner, atestado pela Xandr, uma empresa da Americana AT&T.
A Google Certified Publishing Partner é para poucos: existem apenas 41 empresas no mundo com a mesma certificação. “O processo durou mais de seis meses, elevou a nossa atuação em mídia programática para um padrão global e é o reconhecimento do mercado do trabalho de aumento de receita que realizamos com nossos clientes desde a fundação da empresa “, diz Michael Silva, CEO da Premium. A empresa, que prevê um faturamento bruto de R$ 50 milhões em 2021, está distribuindo só neste ano R$ 40 milhões de verba de mídia para cerca de 200 clientes de todo o Brasil.
Os principais benefícios da certificação de Google Publishing Partner são o acesso antecipado a ferramentas em Beta da Google, participação em eventos exclusivos para empresas certificadas, a realização de eventos na sede da Google e o suporte e atendimento na Google, entre outras vantagens. “Somos listados no site oficial da Google como um parceiro certificado e podemos usar o selo em nosso site. Isso aumenta nossa visibilidade para novos negócios com publishers que precisam de nossa ajuda, bem como para agências e anunciantes diretos que têm a certeza que irão fazer bons negócios com nossa rede de sites. Também podemos receber indicações dos profissionais da própria Google por sermos certificados”, explica Leandro Lanceloti, CTO da empresa.
Novos serviços e tecnologias
Na prática, para o publisher que busca um parceiro para ajudar a melhorar suas receitas com anúncios, o certificado do Google atesta que a empresa é confiável e composta por especialistas experientes quando o assunto é otimizar o desempenho dos negócios digitais. Isso significa aumentar as receitas com publicidade lucrativa e relevante e criar estratégias em várias áreas, inclusive configurando e oferecendo manutenção de cada solução aplicada.. “Deixamos os editores dos sites livres para se concentrarem na produção de conteúdo de qualidade”, diz Michael Silva.
Além de melhorar os ganhos com anúncios, a ajuda especializada possibilita ao publisher melhorar seu desempenho atual e investir no futuro, com novos serviços e tecnologias em operações de publicidade e soluções de monetização. O selo de Parceiro Certificado para Publicação garante que o trabalho será feito por uma empresa selecionada pelo Google e que apresenta um histórico de sucesso com outros editores.
A empresa certificada deve oferecer a seus clientes novas ideias e excelente serviço de suporte para promover a melhoria dos sites. “A certificação garante que o time da Premium é altamente capacitado para ajudar o publisher a alavancar seus ganhos com publicidade digital. Usamos diversas ferramentas para medir performance, fazer testes do tipo A/B, modificação de formatos e posições para extrair ao máximo o potencial de receita”, acrescenta Lanceloti.
Maximização de receita
O selo Prebid Verified Partner, atestado pela Xandr, é uma das ferramentas utilizadas para maximizar a receita dos parceiros, plugando o site em diversas demandas de anunciantes ao mesmo tempo. Com o selo, a Premium Ads passou a ser referência nacional no assunto, procurada por empresas que têm dificuldades para implementar a ferramenta em seus portais.
Especialista em aumentar a receita de sites, a Premium atende mais de 200 portais de notícias do Brasil com 2,5 bilhões de impressões monetizadas mensalmente. Seu portal está integrado com as principais demandas e redes de anunciantes nacionais e internacionais, incluindo a demanda premium de anunciantes disponível no Google Ad Exchange, a maior bolsa de negociação de mídia programática do mundo.
Simulação mediu capacidade da Premium
A Premium é a primeira e até agora única empresa do Brasil a conquistar o selo de Prebid Verified Partner. A iniciativa, proposta pela Xandr, surgiu em 2020 para atender publishers mid-market em toda América Latina. A parceria entre Premium e Xandr (ex AppNexus) se estende desde 2018 e esta verificação representa um passo a mais. “A Xandr definiu empresas que teriam o perfil de atender e prestar um serviço de excelência, em escala, aos sites que desejam crescer suas receitas via programático e a Premium se encaixou perfeitamente neste perfil”, explica Leandro Lanceloti.
Para conseguir esta aprovação e serem recomendadas como parceiras, as empresas precisam passar por um teste que simula uma implementação de Header Bidding e seus diferentes formatos – display, vídeo, AMP, mobile, multi-format… O teste contém 13 perguntas abertas e a empresa tem 48 horas para respondê-lo e alcançar, no mínimo, 70% de acertos. Só assim ela é considerada apta para usar o Digital Badge. Nesta simulação verifica-se a capacidade da empresa na resolução dos problemas de implementação para garantir que o cliente final tenha um serviço de excelência.
20% a mais de receita
O Header Bidding ajuda os publishers a lucrarem mais com anúncios. Também chamado de pré-bidding, ele permite que o publisher disponibilize o inventário de impressões de maneira horizontal, operando de maneira diferente dos leilões em cascata (onde os inventários tendem a ser vendidos por um preço menor do que o que eles valem, já que nem sempre os compradores que estão no topo oferecem os melhores valores por impressão). Esse sistema permite ao publisher aumentar a receita à medida que a concorrência pelos espaços publicitários aumenta, já que é possível enxergar os lances de maneira panorâmica e optar pelo melhor preço.
Mercados maduros, como os Estados Unidos, já constataram que esse sistema pode aumentar a receita de anúncios de um publisher em até 20% – e por isso ele vem sendo adotado amplamente por grandes veículos. Para os anunciantes também é bom, já que eles aumentam as chances de arrematar posições mais nobres para suas impressões. Em resumo, o Header Bidding promove uma competição mais justa ao inventário do publisher e o fruto desta competição mais justa é o aumento dos preços pagos pelo inventário e, consequentemente o aumento da receita – além disso, o publisher passa a contar com mais fontes de demanda, melhora a taxa de preenchimento (fill rate), tem um leilão mais transparente e consegue um melhor gerenciamento dos ganhos no programático.
Sobre a Premium
Nascida em 2016, a Premium é uma empresa de monetização de portais e suporte ao publisher. Somos a única empresa do Brasil com as certificações Google Publishing Partner e Prebid Verified Partner, que atestam a qualidade dos nossos serviços. O nosso objetivo é descomplicar a mídia programática no Brasil, rentabilizando o conteúdo de qualidade de nossos parceiros. Para isso, investimos constantemente na proximidade com os publishers que atendemos, sanando todas as suas dúvidas, oferecendo o suporte necessário e fazendo seus resultados de monetização crescer. Dessa forma, ajudamos a cada um de nossos clientes a atingirem os seus objetivos. Somos especialistas em monetização via conexões com mais de 20 demandas nacionais e internacionais, entre elas o Google Ad Exchange.