Geração de emprego volta a crescer no Rio Grande do Norte

QUA. 20 DEZ

A retomada da economia e a reforma trabalhista criaram um ambiente propício para a retomada do emprego no Brasil. E o Rio Grande do Norte surfa na mesma onda. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED, 1.037 novas vagas de trabalho foram criadas em outubro deste ano. E a tendência é de crescimento, segundo o empresário Augusto Vaz, presidente Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal).

"A perspectiva para 2018 é de uma retomada ainda mais forte da economia. Esse ano, a gente deve crescer em torno de 0,8%, mas para 2018 já se fala em 3%, e que pode ser até maior. Então, consequentemente, a economia crescendo, gera mais empregos, são mais empresas abrindo. E com a reforma trabalhista ficou muito mais fácil contratar", destaca Vaz.

Ele faz questão de ressaltar que "com a ajuda da reforma trabalhista, os números vão ser melhores até o final deste ano, em relação a essa retomada do emprego". E desenha um cenário otimista para o ano que vem: "A gente ainda tem muito a recuperar, é verdade, mas com certeza esse final de ano deve ser muito bom e 2018 melhor ainda com uma boa perspectiva do emprego no Brasil e no Rio Grande do Norte".

Nos dez primeiros meses de 2017, já foram gerados mais de três mil empregos no Estado. E numa comparação com os meses de outubro de 2015 e 2016, quando os números foram negativos, 2017 já é considerado um bom ano com a retomada do emprego - segundo dados do CAGED, 1.037 empregos foram gerados em outubro.

O pequeno negócio tem uma grande parcela de contribuição para a construção deste cenário positivo no mercado de trabalho, segundo Augusto Vaz. "O grande puxador de emprego no Brasil é a pequena empresa. É aquele empresário que tem em seu quadro de funcionários, três ou quatro pessoas, é aquela padaria, aquele restaurante... É o pequeno empresário que gera emprego neste país", enfatiza o empresário. 

"A gente sabe que as grandes indústrias têm um volume de emprego muito grande, mas quando a gente bota todos os pequenos na balança, aí que o peso fica realmente forte", compara. "Nesse momento de recuperação da economia, é muito mais fácil um pequeno empresário contratar mais um ou dois funcionários, do que uma grande indústria querer renovar o seu quadro". 

O processo de reversão da economia está mais do que evidente para o empresário, que festeja o renascer da esperança no trabalhador potiguar. "Todos os dados apresentam resultados positivos. Mas, são com esses dados da geração de emprego que nós conseguimos retomar a economia. E quando a pessoa que tava desempregada volta ao mercado de trabalho, conseguimos reduzir a inadiplência, ela volta a consumir, pensar no futuro, ter esperança".

O que é o CAGED?
O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) foi criado como registro permanente de admissões e dispensa de empregados, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). É utilizado pelo Programa de Seguro-Desemprego, para conferir os dados referentes aos vínculos trabalhistas, além de outros programas sociais. Este Cadastro serve, ainda, como base para a elaboração de estudos, pesquisas, projetos e programas ligados ao mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que subsidia a tomada de decisões para ações governamentais.
 

  Revista Negócios
 Veja Também