Crédito: Agência Sebrae RN

Games online desenvolvidos no RN ganham projeção internacional

TER. 07 JUN

Que o universo da gameficação está em muitas áreas do cotidiano moderno, das redes sociais aos variados meios de entretenimento, e é extremamente atraente e rentável, isso qualquer geek já sabe. Mas, o que poucos devem saber é que a probabilidade de um desses games atuais, que rodam em consoles de 2,5 bilhões de aficcionados por jogos online mundo afora, ter surgido em solo potiguar é sensacional. Desenvolvedoras do Rio Grande do Norte também estão inseridas no mercado de games, um segmento que já corresponde à maior fatia da indústria do entretenimento e que deve movimentar até 2023 algo em torno dos US$ 200 bilhões, ultrapassando a indústria cinematográfica.

Esse é o caso da Massive Work Studio, uma desenvolvedora de jogos que surgiu em Natal (RN), em 2016, e já tem profissionais espalhados por diversas cidades no Brasil. A empresa conseguiu inserir um jogo nacional no circuito dos grandes lançamentos mundiais. O Dolmen, título épico multiversal da desenvolvedora potiguar, foi lançado no mercado internacional em meados de maio e já está sendo considerado um marco na história dos jogos brasileiros.

O game tem foco no action RPG espacial Dolmen, e consumiu horas e horas de dedicação de cerca de 25 profissionais de diferentes áreas da indústria de desenvolvimento de jogos para ficar pronto. Em parceria com a Publicadora Austríaca / Alemã, Prime Matter, empresa subsidiária da gigante Koch Media, a empresa potiguar lançou o projeto em 20 de maio, alcançando várias plataformas, como PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e PC. O Dolmen foi um dos poucos jogos brasileiros a aparecer no último evento da Summer Game Festival (EUA), sendo exibido em outras feiras ao redor do mundo, como a PAX East de Boston(EUA) e a Tokio Sandbox (Japão), com excelente aceitação do público jogador.

“Esse projeto Dolmen foi idealizado na Universidade Potiguar (UnP), em 2016, por um grupo de amigos que se reuniram com o objetivo de desenvolver um jogo com uma alta qualidade gráfica. Foi uma longa jornada, realizada com entusiasmo, contratando vários colaboradores de todo o Brasil, mas a raiz é potiguar e temos muito orgulho de tudo que foi feito. Finalmente lançamos mundialmente no dia 20 de maio. O jogo encontra-se traduzido para 13 idiomas” dizem o CEO da Massive Work Studio, Henrique Heltai, e o diretor de arte da empresa, Allan Marlon.

O Dolmen fascina por ser um jogo soulslike de RPG de ação e ficção científica. Tem como simulação de uma humanidade que colonizou vários sistemas estrelares usando tecnologia de viagens espaciais e manipulação genética para se adaptar às condições. O jogador precisa descobrir os segredos de Revion Prime, distante da principal área habitada da galáxia e que emite radiação diferente de outros sistemas, condição favorável para a existência de elementos raros; bem como contribuir para a evolução das espécies que habitam o Revion Prime.

“Gosto de dizer que o Dolmen é o jogo com a maior dificuldade gráfica desenvolvida até hoje no Brasil. Diria que somos o maior em detalhes gráficos, mas também nem se pode dizer que é o mais bonito porque existem artes 2D maravilhosas que já foram lançadas. Então a gente não pode eh falar melhor ou mais bonito. O que eu posso citar é que foi o maior jogo com complexidade gráfica comparado a grandes títulos. De toda forma, é uma grande vitória”, analisa Henrique Heltai.

Outros destaques

Essa, porém, não é a primeira vez que uma empresa desenvolvedora de jogos do RN ganha projeção. O Sebrae no Rio Grande do Norte tem apostado no desenvolvimento do setor, apoiando startups e empresas iniciantes na concepção de jogos. A Pinppin Games está entre os projetos acompanhados. A desenvolvedora independente foca em jogos desenvolvidos na linha casual e midcore com temáticas divertidas e bem-humoradas.

Os desenvolvedores Saulo Daniel (à esquerda), Ricardo Luiz (centro) e George Franklin, da Pinppin GamesA equipe é composta pelos artistas Saulo Daniel e George Franklin e o programador e Líder Ricardo Luiz. Apaixonados por jogos retro, animes e mangás, tal inspiração é refletido nos jogos do estúdio. Atualmente contando com 2 títulos publicados Kawaii Deathu Desu e Wife Quest, ambos disponíveis para PC e Consoles.

A Pippin Games percorre esse caminho na área de jogos desde 2017, onde foi finalista no processo de pré-aceleração da Playbor em Belo Horizonte/MG, vencedora de 4 prêmios em 2018 na Game Jam Plus no Rio de Janeiro e campeã na competição de jogos da Natal Game Jam 2019. Kawaii Deathu Desu foi o primeiro jogo lançado pela equipe. O KDD (Abreviação) é um beat’m up minimalista onde criaturas sobrenaturais se encontram encarnadas em fofas e cativantes Idols japonesas. Entre fofinhas e aterrorizantes, essas Idols participam de uma competição pela soberania do submundo. Quem coletar mais almas de fiéis fãs, se torna a soberana.

Agência Sebrae

  Revista Negócios
 Veja Também