Game Jam+ movimenta 14 capitais no fim de semana

TER. 31 JUL

Com a transformação digital percorrendo e envolvendo todos os setores da sociedade, principalmente o econômico, novas tendências estão surgindo e com elas várias atividades e inovações. Dessa forma, algumas produções se destacam e ganham cada vez mais apoiadores, como aconteceu com a Game Jam+, um evento onde desenvolvedores de games digitais se reúnem para formarem equipes e criarem jogos do início até o fim do evento, durante 48h de trabalho. 

Os eventos de Game Jam+ são fundamentais para a indústria e cultura de desenvolvimento de jogos. Eles são oportunidades únicas para fazer networking, testar habilidades técnicas e emocionais, além de tirar pessoas e empreendedores em potencial da inércia visando a concretização dos seus projetos em um curto intervalo de tempo. Além disso, o evento fomenta o empreendedorismo junto a esses desenvolvedores de games digitais que vão para além da criação e começam a enxergar soluções e impactos na sociedade.  

Segundo o gestor do Sebraelab, Carlos Von Sohsten, o segmento de games digitais é muito recente e precisa ser abraçado pela gestão de negócios. “Segmento muito novo e que surge a priori como hobby para muitos desses desenvolvedores de jogos. O Sebrae chega para apoiar e levar a esses empreendedores a gestão e visão de negócios para se aliar com a criatividade, inteligência e desenvoltura que possuem todos os envolvidos na produção de games digitais”, explica Carlos.

O Game Jam+ foi realizado durante todo o final de semana no Sebraelab, espaço da sede do Sebrae que recebe e fomenta as startups. A Game Jam+ possui três grandes diferenciais, enquanto a Game Jam normalmente é focada em criar um jogo, a Game Jam+ exige não só a criação, mas também a elaboração de um plano de negócios e um plano de marketing, tendo como objetivo a simulação da oferta de um produto que precisa de investimento e para isso tem que provar sua rentabilidade.

Outro grande destaque da Game Jam+ é a existência de mentorias com especialistas das mais diversas áreas (de programação à marketing) para ajudar as equipes no que for preciso. E a terceira característica é a configuração das etapas do evento, onde cada regional terão duas equipes vencedoras que continuarão a desenvolver seus jogos até o período da grande final nacional, podendo ser considerado um evento de duas etapas. Com a participação de 14 cidades simultâneas, essa foi considerada a maior Game Jam da América Latina.  

Vencedores da Etapa Natal 
O evento conta com duas etapas, uma regional que já foi realizada no Sebrae e a nacional que acontecerá no dia 3 de novembro no Rio de Janeiro com os vencedores das regionais, que contou com a participação de 14 estados -  Belém, São Luís, Teresina, Fortaleza, Natal, Recife, Aracaju, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.

Com cinco equipes formadas competindo, o primeiro lugar foi para a equipe “Sleight”, o segundo lugar para equipe Fungi e o terceiro lugar apara a “Good Race”.  Os projetos das equipes passaram por uma banca com 4 jurados, um representante do Sebrae, o gestor do Sebraelab, Carlos Von Sohsten e 3 jurados técnicos.  A equipe vencedora irá competir a etapa nacional.

Os participantes não eram obrigados a terem experiência extensiva em criar jogos pois o evento não era fechado à veteranos e sim um momento de agregar o desejo dos novos e a experiência dos mais antigos na produção de games. Desde que o participante conseguisse contribuir para a criação do game, já poderia estar apto a participar de todo o evento, podendo contar com o apoio dos mentores.


Fonte: Agência de Notícias Sebrae

  Revista Negócios
 Veja Também