Crédito: Governo Cidadão

Fruticultura: famílias produtoras têm agroindústria nova e equipada

QUA. 23 DEZ

O ano de 2021 virá com sabor de recomeço para as 30 famílias da Associação de Produtores e Produtoras da Feira Agroecológica de Mossoró́ - APROFAM. Depois de terem sido beneficiados com a construção e aparelhagem da unidade de beneficiamento de frutas, as produtoras e produtores rurais se preparam para iniciar produção de polpa de fruta em fábrica própria e regularizada. O investimento é do Governo do RN, tendo ultrapassado os R$ 635 mil, por meio do Governo Cidadão, da Secretaria de Agricultura e Pesca, com recursos garantidos pelo empréstimo junto ao Banco Mundial.

Atualmente a produção da Aprofam é artesanal e, dependendo da época das frutas, chega a atingir mensalmente a marca de 5 mil quilos de polpa de acerola, cajarana, caju, goiaba, manga e tamarindo. A expectativa de crescimento com a agroindústria finalizada, equipada e com a regularização sanitária é de se chegar aos 10 mil quilos de produção mensal.

“Estamos muito felizes em ver a finalização da obra de nosso empreendimento. Agora é esperar os equipamentos e começar a produzir cada vez mais, gerando emprego e renda para toda a comunidade. Mudando a vida de cada um que faz e que luta pela associação”, comemorou a presidente da associação, Luana Clementino, pontuando que além de buscar o crescimento de sua própria produção, o grupo incentiva produtores da região para fornecerem cada vez mais frutas: “Quanto mais eles nos fornecerem frutas, produziremos mais polpas e promoveremos sustentabilidade da nossa fábrica”.

Destacando a importância dessas iniciativas para o fortalecimento da agricultura familiar, o secretário de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do Governo Cidadão, Fernando Mineiro, pontuou: “Ações que incentivem e ajudem agricultores e agricultoras familiares a crescerem são imprescindíveis para a mudança de vida dessas pessoas e para a economia de uma forma geral. Movimentar este ciclo de produção, comprando de quem de fato coloca a mão na terra e nos traz um produto de alta qualidade é importante para todos e deveria ser valorizado por todos também. E seguimos assim, trabalhando de forma integrada para o fortalecimento dessa gente, desde o primeiro dia de gestão da governadora Fátima Bezerra”, finalizou.

  Revista Negócios
 Veja Também