Frente Parlamentar pretende fortalecer setor produtivo

SEG. 19 MAR

Para garantir que os principais setores produtivos do estado tenham públicas públicas, capazes de fortalecer as atividade e assegurar o desenvolvimento e a geração de empregos, uma audiência pública será realizada nesta terça-feira (20), às 14h, para instalação da Frente Parlamentar Estadual em Defesa do Comércio, Indústria, Turismo, Serviços e Empreendedorismo.

A matéria faz parte de uma demanda de entidades, como Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RN (FCDL) Sistema Fiern e Sebrae no Rio Grande do Norte, e foi proposta pelo deputado estadual Hermano Morais. A ideia é que um grupo de parlamentares passe a debater temas referentes às pequenas empresas dos setores do turismo, comércio, indústria e serviços do estado e propor medidas que minimizem os entraves legais e criem um ambiente favorável ao desenvolvimento desses negócios.

Durante a audiência pública, o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, fará uma apresentação, demonstrando a importância da micro e pequena empresa para a economia do Rio Grande do Norte e explicando porque é importante apoiar esse segmento. Para se ter uma ideia, cerca de 95% das empresas do estado são de micro e pequeno porte. São elas as maiores geradoras de postos de trabalho em solo potiguar. Somente no ano passado, os pequenos negócios, geraram 4.565 vagas de emprego formal no RN.

O conselheiro do Sebrae-RN e presidente da FCDL-RN, Afrânio Miranda, explica que a criação da Frente Parlamentar surgiu de uma necessidade de aproximar o setor produtivo do legislativo, e que essa demanda vinha sendo tratada pelo movimento lojista brasileiro através da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Em 2017, a instituição firmou convênio com o Sebrae e, juntos, desenvolveram o Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo, com o objetivo do setor produtivo contribuir com o legislativo na criação de políticas públicas para o desenvolvimento do comércio e da economia. “Com essa Frente parlamentar, daremos o primeiro passo em prol do comércio e das políticas públicas para o desenvolvimento da nossa economia”, afirma Afrânio Miranda.

A Frente Parlamentar tem por finalidade fomentar a modernização e o empreendedorismo do setor de comércio, indústria, turismo e serviços. Ela será composta por Deputados Estaduais e lideranças empresariais do Estado. As reuniões acontecerão a cada dois meses na Assembleia Legislativa.


Fonte: Sebrae
 

  Revista Negócios
 Veja Também