Fórum discute sustentabilidade entre pequenos negócios

TER. 09 JUL

Como a adoção de práticas sustentáveis pode ajudar empresas a reduzirem custos e obterem um posicionamento no mercado a fim de conquistar consumidores, que estão mais conscientes e seletivos em suas escolhas de compras? Indagações como essa serão abordados no Fórum de Sustentabilidade para os Pequenos Negócios, que será realizado pelo Sebrae no Rio Grande do Norte nesta quinta-feira (11). 

O evento vai tratar de temas com a Política Nacional de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, uso da sustentabilidade como diferencial competitivo e os objetivos do desenvolvimento sustentável. Informações e inscrições pelo 0800 570 0800. A programação começa às 15h.

 O Fórum de Sustentabilidade para os Pequenos Negócios tem como objetivo sensibilizar os empresários para serem mais sustentáveis. “Muitas empresas ainda acham que práticas empresariais sustentáveis são limitadas a grandes corporações ou que são caras e inviáveis para os pequenos negócios. É esse pensamento que queremos desmitificar e mostrar que ser sustentável é ser competitivo e estar preparado para atender às demandas de mercado, que exigem uma produção mais limpa e socialmente justa e responsável”, explica a analista da Unidade de Desenvolvimento Setorial do Sebrae-RN, Marcela Capeleiro.

Palestras
Estão programados três palestras e um painel final para debater os assuntos tratados no evento. A primeira palestra vai tratar  de como as pequenas empresas podem se adaptar à Política Nacional de Resíduos Sólidos, que será ministrada pela coordenadora do Núcleo de Educação e Gestão Ambiental do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN), Mariana Nunes.

Também está prevista uma palestra fazendo a relação entre os objetivos do desenvolvimento sustentável e o impacto para os pequenos negócios. A última palestra será ministrado ministrada pelo gerente do Escritório Regional do Sebrae no Vale do Açu, Fernando de Sá Leitão, que vai apresentar a idade como diferencial competitivo para pequenos negócios. A programação tem início às 15h. 

Para as empresas que desejam apostar em ações de sustentabilidade, o Sebrae mantém um programa, o Sebraetec, que apoia a implementação com subsídios de até 70%. O programa atende projetos  na área de sustentabilidade com as seguintes temáticas: Resíduos,  Eficiência energética, Gestão da sustentabilidade, Saúde e segurança no trabalho, Água, ar e solo.

“Ao adotar práticas sustentáveis, as empresas reduzem seus custos e ganham mais empatia por parte do consumidor, que é cada vez mais consciente e seletivo em suas escolhas de compra, levando em conta o real posicionamento da empresa e o impacto que a ela tem no meio ambiente e sociedade onde está inserida. Isso torna a empresa mais competitiva no mercado”, resume Marcela Capeleiro.


Fonte: Agência Sebrae

 

  Revista Negócios
 Veja Também