Crédito: Demis Roussos

Fórum discute oportunidades de investimentos no semiárido do país

TER. 01 DEZ

As soluções para construir um amplo programa de oportunidades de investimento em obras estruturantes para o desenvolvimento do semiárido brasileiro serão discutidas em Mossoró, a partir desta quinta-feira (3), durante o Fórum de Desenvolvimento do Semiárido 2020. O evento vai reunir até o sábadp (5) empresas, instituições públicas, investidores, universidades, startups, aceleradoras, incubadoras e outros atores para elencar propostas viáveis e apresentar soluções para o desenvolvimento de atividades e negócios nessa região do país. O fórum terá programação no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado e na Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa). A solenidade de abertura será no teatro, está prevista para as 14h e contará com a presença do vice-presidente, Hamilton Mourão.

O evento pretende reunir um público de cerca de 2.000 participantes, formado por integrantes de empresas de mercado, investidores, organizações de produtores, embaixadas, entidades internacionais de fomento (como FAO, BID, BIRD, JICA, IICA), câmaras de comércio, startups, aceleradoras, incubadoras, universidades, executivos do setor público e privado, imprensa, agentes de promoção comercial e de exportação, empresas de energia, agentes públicos federais, estaduais e municipais, entre outros.

A proposta é apresentar o potencial competitivo da região, que é o único semiárido tropical do mundo, no que se refere à agricultura irrigada, especialmente na fruticultura, que já é explorada, mas também mostrar outras atividades promissoras notadamente nos setores de gestão de recursos hídricos, mineração, turismo, logística e transporte, energia, agronegócio e tecnologia.

As áreas que compõem os 13 eixos temáticos tratados no Fórum de Desenvolvimento do Semiárido 2020 e soluções apresentadas no evento servirão de base para a construção do Plano de Desenvolvimento do Semiárido (PDS).

A coordenadora nacional do Programa AgroNordeste pelo Sebrae Nacional, Newman Costa, vem ao Rio Grande do Norte para participar do fórum e destacar a atuação do Sebrae nessa região com ações efetiva para desenvolvimentos de cadeias produtivas típicas do semiárido, através das vertentes do Programa AgroNordeste.

Newman Costa destaca a importância do fórum como uma grande oportunidade para a instituição dar maior visibilidade ao trabalho que vem desenvolvendo através de projetos voltados para melhoria da gestão dos pequenos negócios, com ênfase na inovação tecnológica e desenvolvimento sustentável. A ideia é mostrar a transformação que acontece nos pequenos negócios na região do semiárido nordestino.

“Através da execução dos projetos do Sebrae, temos buscado o aprimoramento das agroindústrias para que possam ganhar mais competitividade, além de fazer com que os pequenos produtores possam incluir no mercado, produtos com mais qualidade e indicação de origem. Durante o fórum, a gente vai fazer demonstração de alguns produtos que estarão expostos no espaço da feira montada especialmente para o evento”, afirma Newman Costa.

Feira e eventos paralelos

Dentro da programação, estão previstas palestras e debates sobre inovação e sustentabilidade no semiárido, melhoria da propriedade rural e as oportunidades de negócios existentes no campo. As discussões ficarão concentradas no teatro.

Na Ufersa, ocorrem as oficinas setoriais para 13 eixos temáticos, com a consolidação das propostas e das oportunidades de desenvolvimento apresentadas. Já na Estação das Artes, ocorre em paralelo, a Feira Nacional do Semiárido, um showroom, com exposição e estandes de produtos e serviços relacionados às temáticas: recursos hídricos, energia, agronegócio, segurança pública e jurídica, mercados, relações exteriores, recursos minerais, turismo, transporte e logística, novas tecnologias e inovação, educação/capacitação, comunicação/TI e meio ambiente

O Fórum de Desenvolvimento do Semiárido 2020 é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Regional, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Frente Parlamentar Mista em Prol do Semiárido e Sagres e conta com o apoio do Sebrae.

Agência Sebrae

  Revista Negócios
 Veja Também