Fora de campo, a Bélgica goleia o Brasil

SEX. 06 JUL

Dentro de campo, Brasil e Bélgica vão se enfrentar pela segunda vez na história das Copas numa fase mata-mata. Em 2002, ano do Penta, os brasileiros levaram a melhor: 2 x 0, justamente nas quartas-de-final, como este ano. E a confiança é grande para mais uma vitória da seleção canarinho. Fora de campo, no entanto, o país dos 'Diabos Vermelhos' vencem de goleada. O portal da revista EXAME (www.exame.com) levantou indicadores que apontam uma sonora goleada belga. Confira:  

Álcool
Se você acha que a Rússia é o país que mais consome bebidas alcoólicas no mundo, engana-se. A fama, na verdade, deveria ser atribuída aos belgos, nação com o maior consumo per capital de álcool por ano. Levantamento realizado pelo Instituto Ipsos em 2017 mostra que 12,6 litros de álcool puro são consumidos anualmente por pessoa na Bélgica – saldo que colocou o país no topo do ranking. No Brasil, o resultado é melhor: o consumo é de 7,3 litros por pessoa ao ano.

Segurança
Quando o assunto é paz, a Bélgica ganha de goleada do Brasil. Segundo o Índice Global de Paz (IGP) 2018, que analisa 23 indicadores para ranquear os países mais pacíficos do mundo, a Bélgica está entre as nações com alto nível de paz – com uma pontuação que vai de 1 (mais pacífico) a 4 (menos pacífico), o país garantiu a 21º posição com 1.56 pontos. Por outro lado, o Brasil aparece na 106ª posição com 2.160 pontos – o pior resultado na última década. Para chegar ao resultado, o IGP analisou a quantidade de homicídios nos países, a percepção do que é violência para a sociedade, o acesso às armas de fogo e crimes violentos.

Bullying
Em termos de ofensas em meios digitais, Brasil e Bélgica quase empatam. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos com 28 países mostra que 29% dos pais ou responsáveis brasileiros consultados relataram que os filhos já foram vítimas de violência online – colocando o Brasil em segundo lugar entre as nações. Já a Bélgica aparece em quarto lugar no ranking dos países onde as agressões virtuais são mais frequentes. Por lá, 26% dos pais relataram casos contra os filhos.

Realidade
O Brasil também desponta em outro ranking nada positivo: ignorância da população sobre a realidade. Levantamento do Instituto Ipsos realizado em 2017 mostrou que quando os brasileiros foram questionados sobre questões como gravidez na adolescência, homicídios ou ataques terroristas, perderam feio quando seu índice de acertos foi comparado com o de outros países. Por exemplo: interrogados sobre quantas meninas de 15 a 19 anos dão à luz no país, a resposta média dos brasileiros foi de 48% – mas, na realidade, o índice é de 6,7%.  Distorções de percepção como essas colocaram o Brasil em segundo lugar no ranking Ipsos Mori de “Percepção errada da realidade”, atrás apenas da África do Sul. O cenário na Bélgica, porém, é oposto. Entre os 38 países analisados, o país ficou na 31ª posição. Mais uma vitória para os belgos.

Economia
Entre os indicadores econômicos quem leva também é a Bélgica. O PIB per capita do país é quase três vezes maior do que o brasileiro. Segundo dados do World Factbook da CIA, a agência de inteligência dos Estados Unidos, o PIB per capita do Brasil em 2017 foi de 15,5 mil dólares, contra os 46,3 mil da Bélgica. A taxa de desemprego belga também apresenta um resultado melhor do que a nossa. Por aqui, a estimativa era de 13,1% em 2017 ante 7,5% do oponente.


Fonte: exame.com

 

  Revista Negócios
 Veja Também