Fenacam quer contribuir para o crescimento do Mercado de Camarão

QUI. 18 OUT

"A Fenacam 2018 trará uma importante contribuição para o aumento da produção e de oportunidades para a produção de camarão e peixes cultivados. Considerando que o RN já foi líder brasileiro de produção e exportações de camarão cultivado, tendo perdido a hegemonia para o Ceará, mas que tem muito  potencial para voltar a crescer". Com este recado, Itamar Rocha, presidente da Feira Nacional do Camarão, abriu o café da manhã que lançou oficialmente os eventos Fenacam’18  promovidos há 15 anos pela Associação Brasileira de Criadores de Camarão - ABCC. O lançamento foi realizado nesta quarta-feira (17), no Sebrae, com a presença de produtores do mercado de carcinicultura, piscicultura e malacocultura do Rio Grande do Norte e de todo o Brasil, além de agentes do Governo do Estado e Banco do Nordeste. A Fenacam 2018 acontecerá entre os dias 13 e 16 de novembro, no Centro de Convenções de Natal, e as inscrições estão abertas até o dia 30 de outubro no site: www.fenacam.com.br.

A Fenacam’18  esse ano vai trazer uma contribuição diferenciada, segundo Itamar, principalmente, pelo apoio e interesse das empresas locais, nacionais e internacionais. Durante o lançamento oficial da Fenacam 2018, Itamar Rocha ainda fez questão de enfatizar os patrocínios do Banco do Nordeste, Grupo Banco Mundial, Sebrae/RN, Faern/Senar, Fecomércio, Sesi, Senai, Sistema FIERN e os Governos Estadual e Federal.

O presidente da ABCC, Cristiano Maia, corroborou com a opinião de Itamar e completou afirmando que a Fenacam’18 será importante para começar a destravar o negócio no setor, eliminando os principais gargalos para voltar a crescer. "Contamos com um vasto litoral, com água salgada, não precisamos de água doce para produzir e o mundo todo precisa de camarão. O Brasil precisa de camarão, por isso estamos interiorizando o consumo por todo o  país. O mercado interno tem um potencial de consumo imenso", avalia Cristiano Maia. "A Fenacam, neste momento, é uma oportunidade única para abrir e ampliar um negócio sustentável".  

Eventos
Os eventos Fenacam, ao longo dos últimos 15 anos, se constituíram no acontecimento técnico-científico e empresarial mais importante da Aquicultura e da Carcinicultura Brasileira e da América Latina. “Na presente edição, a Fenacam’18 estará comemorando 15 anos, motivo pelo qual a Comissão Organizadora considera como seu maior desafio a repetição do sucesso das edições anteriores, mantendo a tradição do evento que melhor representa os estratégicos segmentos da carcinicultura, piscicultura e malacocultura do Rio Grande do Norte, do Nordeste e do Brasil", destaca Itamar Rocha, presidente da Fenacam 18.

Ainda segundo o dirigente, a programação técnica das palestras de especialistas nacionais e internacionais procurou atender as expectativas e os interesses de toda a cadeia produtiva da carcinicultura marinha e da aquicultura brasileira. "Em realidade, mantemos o compromisso de continuar envidando o mesmo empenho organizacional que caracterizaram as quatorze edições anteriores", afirma Itamar Rocha. O evento tem como foco principal proporcionar uma maior interação entre carcinicultores, aquicultores, palestrantes, congressistas e expositores (pós-larvas, rações, insumos, aeradores, equipamentos, serviços e demais componentes da cadeia produtiva).

Palestras
Estão programadas 39 palestras durante os Simpósios Internacionais de Carcinicultura e Aquicultura, com a presença de renomados profissionais nacionais e internacionais, que vão proporcionar informações técnicas e científicas, bem como, na Feira de Aquicultura, haverá muitas oportunidades de realização de negócios, afora as delicias do festival gastronômico de frutos do mar.

Na Feira de Aquicultura, estarão presentes 200 expositores, com enfoque especial para atender as demandas das cadeias produtivas da carcinicultura marinha, piscicultura de água doce, e maricultura. As palestras em inglês e espanhol contarão com tradução simultânea para o português. 

"Nas sessões técnicas serão apresentados centenas de trabalhos técnicos e científicos (oral e pôsteres), nacionais e internacionais, levando sempre em conta, as demandas dos aquicultores e carcinicultores e dos demais congressistas, sobre as atualizações e avanços da aqüicultura e da carcinicultura, obtidos nas diversas regiões do Brasil e nos principais países latino-americanos e asiáticos, que se destacam na exploração dessas atividades, contribuindo para a atualização sobre o emprego de novas tecnologias", revela Itamar.

Nesse contexto, a Fenacam’18 representará uma oportunidade ímpar para os produtores de camarão, peixes e moluscos realizarem negócios e promoverem intercâmbios com empresas produtoras de pós-larvas, rações e demais insumos, produtos e serviços relacionados às suas cadeias produtivas". 


EVENTOS DA FENACAM 2018

15º Simpósio Internacional de Carcinicultura

12º Simpósio Internacional de Aqüicultura

15º Sessões Técnicas e Científicas (Aquicultura e Carcinicultura)

15ª Feira Internacional de Serviços e Produtos para Aquicultura

15º Festival Gastronômico de Frutos do Mar

  Revista Negócios
 Veja Também