Crédito: Clodoaldo Damasceno

Expo Virtual fomenta a geração de negócios no setor agropecuário

TER. 16 JUN

Produtores rurais e fabricantes de insumos e equipamentos agrícolas estarão reunidos de forma remota para comercializar animais, máquinas e produtos na primeira versão da Exposição Agropecuária Virtual do Rio Grande do Norte - Expo Virtual. Promovida pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape) em parceria com o Sebrae no Rio Grande do Norte e Sistema Faern, o evento será realizado de 4 a 12 de julho próximo e visa criar um ambiente propício à geração de negócios no setor agropecuário, mesmo com a vigência das medidas de distanciamento físico devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Por esta razão a nova versão é totalmente digital. As inscrições estão abertas até o dia 20 deste e as informações podem ser obtidas no site www.sape.rn.gov.br/.

Os produtores interessados em vender ou comprar animais e implementos agrícolas precisam inscrevê-los para a exposição. O cadastro é rápido, simples e totalmente gratuito. Basta instalar a plataforma do Agrobatida (http://onelink.to/34zswj) no smartphone. O aplicativo está disponível nas lojas da App Store ou Google Play. Para comprar na Expo Virtual é só fazer o cadastro, escolher o produto e fazer a oferta. Já para vender é preciso entrar em contato com a equipe do Agrobatida, através do e-mail: contato@agrobatida.com.br ou pelo telefone: (81) 98958.1894, preencher a ficha de inscrição dos lotes e enviar o material de foto e filmagem do produto, até o dia 20 deste mês.

Além da comercialização de animais, máquinas e implementos agropecuários, o evento irá ofertar palestras transmitidas por meio de lives, tratando de temas, como Cultivo da Palma Forrageira; Registro de Queijeiras, SISBI, Vacinação Animal; Armazenamento de Forragem; Crédito Rural; entre outras. “A recepção por parte dos criadores foi muito calorosa. Esse formato permite ampliar as fronteiras dos negócios. Na exposição tradicional quase 100% das negociações são presenciais. Neste modelo a coisa se inverte e o ambiente é totalmente virtual”, destaca o analista técnico e gestor do Projeto Leite & Genética do Sebrae-RN, Acácio Brito.

Aquecer o setor

Para o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca, Guilherme Saldanha, o objetivo dessa iniciativa é aquecer o setor, cujo ritmo está desacelerado em função da pandemia. “Pensamos numa plataforma de fácil acesso, onde os operadores da agropecuária pudessem se sentir seguros. O desafio agora é fazer o negócio acontecer, trabalhar nessa modalidade que pode, durante esse período de isolamento social, ser uma saída para movimentar o setor do agronegócio”, ressalta Guilherme Saldanha.

O presidente da Federação da Agricultura do Estado - Faern, José Álvares Vieira, acredita que a iniciativa vai surpreender o setor agropecuário, pela forma inovadora que será realizado na área digital, usando a tecnologia em favor do homem do campo. “O Rio Grande do Norte será pioneiro. Esta é uma excelente oportunidade para que os pecuaristas do nosso estado possam comercializar, divulgar, trocar experiências e conhecer as novas tecnologias para o campo”, destaca Vieira.

A 1ª Exposição Agropecuária Virtual do Rio Grande do Norte conta com o apoio da Emparn, Idiarn, Anorc, Ancoc, ACLAP, ASSERC, ACOSC, ANQM, núcleos de criadores, agentes financiadores do Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Agência de Fomento do RN - AGN, além da divulgação do Programa Cheiro da Terra.

Agência Sebrae

  Revista Negócios
 Veja Também