Ex-ministro de Lula e Dilma abre Congresso de agricultores no RN

SEX. 16 FEV

Ex-ministro dos governos Lula e Dilma, que chegou a ser considerado um dos 60 homens mais poderosos do Brasil, Gilberto Carvalho é uma das presenças mais aguardadas do 10º Congresso da Fetarn - Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Rio Grande do Norte – que acontecerá entre os dias 21 e 23 de fevereiro no Centro de Eventos Mardunas, em Nísia Floresta, reunindo agricultores de quase todos os municípios potiguares.

O evento, que tem como norte o tema: “Unificar a luta, manter direitos e ampliar conquistas”, terá como ponto alto a sua abertura, quando o ex-assessor e ex-conselheiro de Lula fará uma análise da conjuntura política atual e explanará, junto a delegados da Fetarn, sobre comunicação popular para base. Segundo o presidente da Fetarn, Manoel Cândido, esse momento de debates e busca de organização da categoria para lutar por melhorias é fundamental para o futuro da atividade no Brasil.

Segundo destaca, os trabalhadores rurais e agricultores sofrem com o crescente êxodo rural, queda vertiginosa de recursos do plano safra, extinção de créditos fundiários, fim das desapropriações, além de fortes ameaças à atividade com as reformas da previdência e trabalhista em trâmite no Congresso Nacional, dentre várias medidas governamentais que consideram prejudiciais aos agricultores.

Também entram na pauta de discussões do X Congresso: agricultura familiar, segurança alimentar e nutricional, reforma agrária e meio ambiente, além de políticas agrícolas e a situação do homem do campo no Rio Grande do Norte, após sete anos de estiagem. Outra presença importante é a do presidente da Contag - Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares - Aristides Veras dos Santos, que explanará sobre políticas sociais e legislações que impactam a atividade, como lei de terceirização, dentre outras.

ELEIÇÃO
No último dia do evento, será realizada a eleição da nova diretoria da Fetarn para o mandato de quatro anos (2018-2022). Segundo prevê o estatuto da entidade, haverá renovação de pelo menos 30% dos membros.

 

Sobre a FETARN
Fundada em 15 de junho de 1962, a Fetarn é uma entidade constituída para fins de estudo, defesa e coordenação dos interesses coletivos e individuais da categoria. Atualmente, representa, direta e indiretamente, na sua base, um público estimado em mais de 360 mil trabalhadores rurais. São mais de 243 mil filiados de 163 sindicatos que se organizam estrategicamente em 10 polos sindicais (Alto Oeste, Médio Oeste, Seridó, Trairí, Mato Grande, Vale do Assú, Potengi, Canavieiro, Grande Natal e Central). A Federação desenvolve as atividades políticas por meio de secretarias temáticas, que atuam nas políticas: Agrícola, Agrária, Sociais, Formação e Organização Sindical, Meio Ambiente, Mulheres, Juventude Rural e Terceira Idade.
 

  Revista Negócios
 Veja Também