Crédito: Divulgação

Evento realizado em Natal aponta para futuro dos combustíveis de aviação

QUI. 19 MAI

Reunindo os principais agentes públicos e privados do setor, aconteceu em Natal, entre os dias 16 de 18 de maio, o 2º Congresso da Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Sustentáveis para Aviação. O evento promoveu a interação dos diversos atores envolvidos na produção e utilização de combustíveis alternativos, principalmente o bioquerosene para aviação.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, destacou o papel de protagonista do Brasil no desenvolvimento de combustíveis alternativos para aviação. "Estamos entrando nesse jogo para valer. O mundo vive um momento de transição energética e de busca por tecnologias limpas do ponto de vista energético. Estamos na vanguarda desse trabalho e isso representa muitas oportunidades para o país. Acreditamos que em pouco tempo o Brasil pode ser referência mundial na produção do bioquerosene para aviação, trazendo benefícios para o meio ambiente e gerando emprego e renda para todo o setor produtor", destacou.

A segunda edição do evento marcou a volta dos eventos presenciais para o setor. "Realizamos a primeira edição aqui em Natal e passamos mais de dois anos seguindo com o trabalho de forma remota. A volta dos eventos presenciais, reunindo a academia, o Governo e o setor empresarial é fundamental para mostrar que o trabalho segue mais forte do que nunca", apontou Amanda Gondim, presidente do evento e coordenadora da Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Renováveis para Aviação.

Entre os parceiros presentes, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte o papel da academia nesse processo. "Ficamos muito felizes quando a Universidade é chamada para participar desses processos. O trabalho desenvolvido dentro da UFRN é muito importante, especialmente em um país que tem as características próprias para o desenvolvimento desse trabalho no setor energético", explicou o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo.

O 2° congresso da RBQAV contou com apresentações de trabalhos técnico-científicos, palestras de renomados especialistas nacionais e internacionais, bem como painéis onde foram debatidos temas de interesse do setor de produção de energias sustentáveis para aviação. Paralelamente ao evento foi realizada uma feira, na qual empresas realizaram exposição dos seus produtos e serviços. O evento foi uma realização da Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Sustentáveis para Aviação e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações, com apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

  Revista Negócios
 Veja Também