O Sebrae no Rio Grande do Norte está com inscrições abertas para o ‘Faça Acontecer’, um evento de capacitação e formação de jovens no que se refere às competências e habilidades empreendedoras. O evento será realizado remotamente entre os dias 1 e 3 de dezembro e deve mobilizar estudantes do ensino regular de pelo menos 120 municípios potiguares em torno de reflexões sobre o potencial empreendedor para o aproveitamento de oportunidades da vida, carreira e negócio. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link https://material.rn.sebrae.com.br/faca-acontecer/.
O evento é uma ação do Programa Nacional de Educação Empreendedora, que no RN, tem contribuindo para despertar o comportamento empreendedor em mais de 100 mil jovens, em função da implantação da temática empreendedorismo no ensino regular, público e privado do estado.
A ideia é que o ‘Faça Acontecer’ leve conteúdos inovadores que possibilitem jovens estudantes do ensino fundamental, médio, técnico e superior a desenvolverem formas de estabelecer relações e possibilidades entre sonho, desejo e sucesso, reconhecendo-se como um cidadão; identificando oportunidades no seu cotidiano relacionando-as ao seu plano de vida e carreira.
“O Faça Acontecer foi idealizado pelo Sebrae para possibilitar a todo os jovens oportunidade de pensar estratégias disrruptivas, inovadoras para o ano de 2021, despertando e potencializando o intraempreendedorismo em meio a um cenário de constantes mudanças”, explica a gestora do programa no Sebrae-RN, Conceição Moreno.
Palestrantes
A programação traz debates com personalidades renomadas local e nacionalmente e que são referência. É o caso de Murilo Gun, que vai proferir a palestra do primeiro dia: ‘Ideias de Como Fazer Acontecer’. O pernambucano trará conhecimentos que possibilitam conectar o jovem que está querendo se encontrar na carreira, ao abordar invenção - o que muitos profissionais estão buscando na vida pessoal e profissional diante desse cenário de desafios e avanços.
Está previsto também o painel ‘Fazendo Acontecer’, que será mediado por Andrea Filatro, consultora em educação on- line e autora de livros. Participam do painel os professores Carlos André (Overdose Colégio e Curso), Rozemberg Ramalho (Call) e Jean Claude de Araújo (Sistema Cade), que apresentarão suas experiências como gestores, professores e principalmente trazendo dicas de como os jovens podem fazer para fazer acontecer na vida pessoal e profissional.
No último dia o evento, contará com a participação de George Daniel, criador do projeto Signos Nordestinos. Ele já realizou inúmeras palestras em eventos com o público de universitários e acrescentará por sua experiência como empreendedor. Ele vai moderar o painel com o professor Daniel Medeiros, que é o atual gerente de carreiras e empreendedorismo da Universidade Potiguar (UnP).
Ele repassará orientações para os jovens que desejam se inserir mercado de trabalho global. A proposta é orientar para que os jovens possam gerenciar proativamente sua carreira, aumentando suas chances de obter um estágio, emprego ou o desenvolvimento de um negócio. Também integra o painel o professor Petrucio Ferreira, que se destacou este ano com o Projeto Educa Quarentena e na implantação de ações do programa educação empreendedora.
Agência Sebrae