Crédito: Imagem Free

Evento online aproxima grandes e pequenas empresas dos players do ecossistema de inovação

TER. 30 MAR

Para aumentar a competitividade e fortalecer o posicionamento das micro e pequenas empresas no mercado, companhias de todos os portes estão investindo em novas soluções para seus modelos de negócios. Neste processo, as organizações estão se valendo, cada vez mais, das inteligências geradas fora do seu contexto tradicional de pesquisa e desenvolvimento. Essa nova forma de criar valor é o que está sendo chamada de inovação aberta, que permite que médias e grandes empresas desenvolvam canais especializados de acesso a empreendimentos inovadores e startups.

Desta forma, o Catalisa Corporate Summit Rio traz a inovação como o mote de mudança nas grandes empresas e de suas cadeias produtivas, criando uma visão de curto e médio prazo que viabilize a promoção da inovação como ferramenta de transformação e aceleração da competitividade e produtividade dos pequenos negócios e, consequentemente, maior participação no mercado. Gratuito e organizado pelo Sebrae Rio, o evento será de 6 a 8 de abril, pela plataforma Teams, e as inscrições podem ser realizadas pela internet.

A dinâmica do evento consiste na apresentação de desafios por parte das grandes empresas. Logo após, as startups farão um pitch com as soluções correspondentes às demandas. Caso não seja possível identificar startups para apoiar a resolução desses gargalos tecnológicos, serão criados desafios, por meio de editais, após o evento e de acordo com a demanda da grande empresa.

“Queremos promover o fortalecimento da cadeia produtiva e a geração de novas relações comerciais para promover a inserção dos pequenos negócios e das startups no processo de desenvolvimento tecnológico de inovação dessas empresas, além de validar seus produtos e soluções junto ao mercado”, ressalta Renato Regazzi, Gerente de Grandes Empreendimentos do Sebrae Rio.

O Catalisa Corporate Summit Rio pretende semear a cultura da inovação tendo como público-alvo micro e pequenas empresas com modelos de negócios inovadores digitais, de base tecnológica e de impacto social e/ou ambiental, além de aglomerados de pequenos negócios tradicionais com potencial de inovar, ambientes de inovação (incubadoras, aceleradoras, parques tecnológicos, coworkings), entre outros atores dos ecossistemas de inovação.

O evento conta com apoio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, do Sebrae Nacional, da Fecomércio/Senac e da plataforma World Labs.

Sobre o Catalisa Coorporate

O programa nacional de fomento à inovação aberta do Sebrae, o Catalisa Coorporate tem papel estratégico na identificação de players e dos principais gargalos tecnológicos que emperram o desenvolvimento das empresas e de toda a sua cadeia produtiva. Somando-se a isso, o Sebrae Conexões Corporativas - linha de ação que promove a competitividade dos pequenos negócios nos ecossistemas, contribui com a melhoria do desempenho desses negócios no relacionamento com médias e grandes empresas, por meio das estratégias de Encadeamento Produtivo.

SERVIÇO

Catalisa Corporate Summit Rio

Data: 6, 7 e 8 de abril

Horário: 14h

Inscrições gratuitas aqui

Realização: Sebrae Rio

Apoio: Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Sebrae Nacional, Fecomércio/Senac e plataforma World Labs

PROGRAMAÇÃO

6 de abril

14h – Abertura

1º Painel: Conheça mecanismos de apoio à inovação para ser mais competitivo

16h - 2º Painel

Cases de sucesso de uso de P&D do setor de Óleo e Gás

7 de abril

14h – 1º Painel: Transformação de clusters e aglomerados empresarias em novos negócios

14h30 – 2º Painel: Tecnologia nuclear: utilização e oportunidades de negócios

15h30 - 3º Painel: A inovação como indutor do desenvolvimento econômico

16h - 4º Painel: Polo de Saúde Leste Fluminense: oportunidades e inovações de mercado

8 de abril

14h - 1º Painel: Saiba como os pequenos negócios são impactados pela inovação nas grandes e médias empresas

16h – Negociação virtual (inscrições antecipadas)

Agência Brasil

  Revista Negócios
 Veja Também