Especialistas indicam tecnologia para estimular turismo

SEX. 20 JUL

O Brasil é o primeiro em atrativos naturais no ranking mundial de competitividade. No entanto, o que na teoria é um grande diferencial, na prática, o elevado potencial existente ainda não consegue ser transformado em oportunidades de negócios na atividade turística. Mas, em território potiguar, intervenções do Sebrae no Rio Grande do Norte, que estimulam o uso de tecnologia pelos empreendimentos turísticos, pretendem reverter este quadro, especialmente no interior do estado.

É o caso do Turistech - Fórum Destinos e Negócios Turísticos Inteligentes no Rio Grande do Norte, realizado pelo Sebrae-RN, iniciativa que integra o projeto Destinos Turísticos Inteligentes, e estimula empreendedores da cadeia produtiva do turismo a utilizar novas tecnologias em favor do negócio.

 Para isso, especialistas do setor, que participaram do evento TurisTech no município de Pau dos Ferros, nesta quarta-feira (18), além de traçar panorama do setor turístico da região, alertam para a necessidade de utilizar novas plataformas na busca por clientes e consolidação dos destinos turísticos. 

Para o especialista e consultor em turismo, Luiz Barretto, que ministrou palestra “Turismo Inteligente: a transformação digital”, as riquezas naturais da região, que podem causar no visitante uma experiência turística diferenciada precisam ser melhor exploradas em favor do segmento.

“O turista hoje está conectado praticamente 24 horas. É nas redes sociais onde 32% dos turistas buscam informações turísticas, e, infelizmente, apesar do grande valor turístico, a Região do Alto Oeste possui uma reputação online muito baixa, com poucas fotos e informações dos atrativos. Mudar isto é o primeiro passo para atrair mais gente para a região”, aconselha.

Ainda de acordo com Barretto, além de digital, os empreendimentos turísticos precisam contar com fatores como facilitação de acessos, capacitação de guias profissionais para que atrações como trilhas, tirolesas e escaladas, por exemplo, presentes na região, possam ser explorados.

“Os destinos turísticos inteligentes precisam ter características diferenciadas, inovar na tecnologia, possibilitar experiências de qualidade e valorizar o capital humano. Mas ter um bom suporte, com fácil acesso e profissionais que garantam uma experiência única, certamente fará a diferença”, destaca.

O diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto participou da abertura do evento e reforçou os esforços empreendidos em favor do crescimento e consolidação do setor turístico na região. 

“Sempre acreditamos e vamos continuar acreditando no potencial do Alto Oeste, e para isto não medimos esforços para capacitar empreendedores e estimular investimentos no setor turístico regional”, enfatiza. 

Negócios na rede
Para Marta Poggi, palestrante e conteudista no blog Agente no Turismo, que ministrou palestra “Marketing digital e redes sociais para o turismo: como engajar para decolar”, para alcançar o patamar desejado e conquistar clientes por meio destas ferramentas, não basta apenas estar online.

“Existem muitas plataformas que podem ser usadas em favor do negócio, mas a coisa precisa ser profissional para, mais que estar online, o empresário conquiste boa reputação e isso gere reflexo em bons negócios”, alerta.

Poggi também chama a atenção para um ponto que considera crucial: gerar conteúdo rico para o público alvo. “Fazendo isso nas redes sociais, o empreendedor criará relacionamentos, que posteriormente se transformarão em negócios, objetivo final para quem empreende”, ressalta.

Novas plataformas
O cenário da era digital mostra que, além de ser digital, o empreendedor precisa estar atento à oferta de novas plataformas capazes de gerar impactos nos negócios. Foram meios que estão revolucionando formas de hospedagem que o gerente de contas do Booking, Luiz Felipe Lagreca, apresentou aos empreendedores durante o TurisTech. Segundo ele, a plataforma possibilita que os negócios caminhem lado a lado com evolução pela qual passa o setor.

“Temos mais de 1,7 milhões de parceiros espalhados pelo mundo, e entendemos que está presente na plataforma é uma forma de o empreendedor garantir visibilidade de seu negócio e seguir evoluindo”, pontua.

Jocélio Queiroz é empresário do setor turístico há pouco mais de cinco anos. Iniciou os negócios com um restaurante, e, em dezembro do ano passado abriu uma pousada. Diferente de muitos empreendedores do interior do Estado que ainda não enxergam potencial na internet, desde o primeiro momento ele investiu em ferramentas que facilitam o acesso de clientes ao empreendimento.

“Já abri a pousada cadastrada no Booking.com, e, de lá para cá, só tenho visto a procura por meio da internet aumentar, principalmente vindas por meio da ferramenta. Os resultados positivos mostram que o quanto é importante investir na internet e em tecnologias”, avalia.


Fonte: Agência Sebrae de Notícias
 

  Revista Negócios
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