Crédito: Divulgação

Especialista em finanças explica Tesouro Selic negativo e dá dica de onde deixar a reserva de emergência

QUA. 14 OUT

A crise do novo coronavírus abalou a economia mundial e com o Brasil não foi diferente. A Taxa Selic, ou taxa básica de juros, chegou no patamar mais baixo da história e está em 2%, isso refletiu nos investimentos que o país recebe e também na vida do investidor brasileiro que precisou repensar os investimentos em renda fixa.

Além do baixo rendimento ao longo do ano, em setembro, o Tesouro Selic surpreendeu seus investidores e ficou negativo pela primeira vez. Muitas pessoas ficaram preocupadas com esse cenário e começaram a tirar o dinheiro do Tesouro Selic, mas para a especialista em finanças Nathalia Arcuri, fundadora da startup financeira Me Poupe!, a atitude pode ser precipitada. “Do mesmo jeito que o mercado caiu, ele irá se recuperar. Então, se a pessoa não precisa do dinheiro que está no investimento agora, eu aconselho que o mantenha lá. Tirar agora sem necessidade é perder dinheiro”.

A busca pelo Tesouro Selic está em queda, devido ao baixo rendimento, e isso ocasionou uma desproporção entre oferta e demanda, deixando o investimento no negativo. “O risco país, que é a segurança que aquele país oferece para os investidores, aumentou de 2019 para 2020, devido a diversas inconsistências nas decisões do governo. Essas oscilações assustam o investidor, tornando a relação risco e rendimento muito discrepante. O risco está alto, mas o rendimento está baixo, já que a Taxa Selic está em 2%”, comenta Arcuri.

A especialista em finanças completa com mais três dicas:

1 - Não coloque mais dinheiro no Tesouro Selic, só mantenha o que já está lá. Uma alternativa para seguir montando a reserva de emergência são CDBs que rendam pelo menos 100% do CDI, que possuam liquidez diária, já que eles são protegidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC)

2 - Busque sempre dados e informações reais antes de fazerem um impulso com os investimentos ou com o dinheiro

3 - Sempre tenha meta para seus investimentos. Ter clareza dos objetivos é um ponto determinante para um bom desempenho na vida financeira.

Sobre Nathalia Arcuri e a Me Poupe!:

Me Poupe! é a primeira plataforma de entretenimento financeiro do mundo. Fundada pela especialista em planejamento financeiro pelo Insper, Nathalia Arcuri - CEO e diretora de conteúdo da startup. A empresa abrange o canal Me Poupe! no YouTube, cursos de finanças, o livro “Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso", o podcast Poupecast, o programa Me Poupe 89!, na Rádio Rock, e conteúdos gratuitos sobre educação financeira no blog e redes sociais. A Me Poupe!, que impacta diretamente mais de 15 milhões de pessoas por mês, atingiu 22 milhões de faturamento em 2019 e foi considerada uma das 100 marcas mais lembradas durante a pandemia.

  Revista Negócios
 Veja Também